Jornada Científica do Campus Diamantino iniciou na quarta (8) e segue até sexta-feira (10) com intensa programação

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 9 de Junho de 2016 às 15:27

O Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Diamantino realiza, no período de 8 a 10 de junho, a primeira edição de sua Jornada Científica de Ensino, Pesquisa e Extensão. Na tarde deste dia 8 (quarta-feira), aconteceu a cerimônia de abertura do evento, com a participação do diretor de planejamento executivo e reitor substituto, Willian de Paula, da diretora-geral do Campus, Maria Auxiliadora de Almeida, demais dirigentes do IFMT, pesquisadores e estudantes da instituição.

A diretora geral do Campus destacou que o evento marca dois anos de atividades do IFMT no município diamantinense e com a programação prevista abre as portas da instituição para a comunidade. "Este evento representa a socialização de saberes, a troca de conhecimentos, a construção de novos olhares sobre nossa realidade, fortalecendo ainda nossas parcerias para que possamos, como está em nossa missão, educar para a vida e para o trabalho", destacou a diretora. Já o diretor de planejamento executivo, Willian de Paula, ressaltou a importância da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e também a forma como o Campus Diamantino tem enfrentado e aceitos os desafios à ele propostos. "Mesmo sendo novo, acredito que este Campus irá ter sucesso e ampla participação nos eventos do IFMT, como por exemplo, o WORKIF, previsto para agosto", afirmou o diretor.

A palestra de de abertura foi proferida pelo professor doutor Paulo Augusto Ramalho, com o tema "Gestão e Regionalidade: Perspectivas. Neste primeiro dia de eventos, foram realizadas ainda uma mesa-redonda sobre Agricultura Familiar e apresentações culturais. A programação completa do evento pode ser acessada no site da Jornada. Paralelamente às palestras, o evento tem organizado uma exposição fotográfica (Des)construindo Olhares, como resultado de um curso FIC na área de Fotografia, e também uma exposição de pinturas com temática regional.

No saguão do Campus, estão sendo expostos os trabalhos de pesquisa e extensão submetidos para apresentação no formato banner. Dentre os projetos apresentados, está o da estudante Eduarda Xavier, do curso Técnico em Administração. Com demais colegas e coordenador do projeto, eles estão estudando formas de extração do DNA da banana. "Esta é minha primeira pesquisa científica e tenho apoio de professores, coordenadores, o que facilitou o desenvolvimento desta pesquisa, onde posso aprender a buscar e construir conhecimentos", afirmou a estudante.

A I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão segue nos períodos matutino e vespertino nesta quinta e sexta-feira, culminando com o encerramento às 18 horas do dia 10, com Festa Junina e apresentações culturais. O IFMT - Campus Avançado Diamantino está localizado na Rodovia Roberto Campos, s/n - Novo Diamantino, Diamantino-MT. A visitação ao evento e a festa junina é gratuita.