Jornada Científica do IFMT Campus Sorriso termina com comida boa e entrega de prêmios

Publicado por: Campus Sorriso / 29 de Novembro de 2019 às 18:08

Foi concluída, na manhã desta sexta-feira (29), a VII Jornada Científica de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso. Ao longo de três dias de evento, a comunidade pôde visitar o campus e participar de palestras, minicurso, circuito de arte e cultura e, neste último dia de evento, conhecer melhor os trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus e provar alimentos desenvolvidos por estudantes do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio sob a coordenação do professor Dr. Alan Franco Barbosa, expostos durante a III Mostra de Inovação de Alimentos – evento satélite da Jornada.

De sorvete feito com extrato de grão-de-bico a doce de quiabo, a variedade de produtos alimentícios apresentados durante a Mostra envolve misturas criativas e ingredientes inusitados. Para criar expectativa entre os visitantes da Jocipe, a conta oficial do Campus Sorriso no Instagram exibiu alguns desses alimentos antes da Mostra. Agora a plataforma recebe imagens sobre a apresentação desses alimentos durante o evento. Os alimentos foram avaliados por uma comissão técnica durante a Mostra, que premiou as três melhores apresentações: BISCOITOS MILAZAGAS (1º lugar); CALDO EM TABLETE SABOR PEQUI (2º lugar); e ODISSEIA - uma massa de macarrão feita com hibisco (3º lugar).

Os trabalhos apresentados na forma de pôster também foram premiados durante o encerramento da Jocipe: Empatados em 1º lugar, “A REPERCUSSÃO DO RACISMO CONTRA A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS E NAS REDES SOCIAIS”, e “INFLUÊNCIA DAS DIFERENTES PLANTAS DE COBERTURA DE SEGUNDA SAFRA NA VELOCIDADE DE INFILTRAÇÃO DA ÁGUA”; “AVALIAÇÃO in silico E in vitro DO EFEITO DO VENENO DE SAPOS CURURU (Rhinella marina) EM HEMÁCIAS INFECTADAS POR Plasmodium faciparum” (2º lugar); e “USO DE CONDICIONADORES DE SOLO NO CONTROLE DE Pratylenchus brachyurus NA CULTURA DA SOJA” (3º lugar).