Mais de 70 atletas do campus Várzea Grande esperam ansiosamente o início do JIFMT 2018

Publicado por: Campus Várzea Grande / 18 de Maio de 2018 às 16:37

De 20 a 25 de maio de 2018, o Instituto Federal de Mato Grosso realiza a 5ª Edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT), em Primavera do Leste, à 240 km da capital. A delegação do campus Várzea Grande, que já treina desde o ano passado, estará presente com 71 estudantes/atletas, além de 07 servidores. As equipes participarão de todas as modalidades coletivas, de atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez e judô.

Para Diego Augusto, professor de Educação Física, "há uma aprimoramento muito maior do que o ano passado, devido ao maior número de treinos, e uma evolução gradativa". Segundo Ricardo de Luka Martins Xavier, estudante do primeiro ano e atleta de vôlei, "minha expectativa é que, mesmo ganhando ou perdendo, eu quero que eu e meu time dê o melhor de si a cada momento, a cada lance, a cada bola". Já Andriws Vinícius Nunes de Souza, espera, além de dar o seu melhor, também socializar: "porque além de um movimento esportivo, é um momento para socializar e conhecer outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, dentro e fora de quadra".

Saulo, Magno e Silas, estudantes/atletas de várias modalidades, revelam grande expectativa para os jogos. Eles esperam que o nível de qualificação dos atletas dentro de quadra aumente assim como tem aumentado a competitividade, explicou Silas. Para isso, estão treinando "muito duro", afirmou Magno. Veja um pouco mais das expectativas dos meninos em conversa sobre o JIFMT:

Júlia Silva, que foi aos dois JIFMTs passados, mas não poderá ir nesta edição, pois está estudando para o vestibular, diz que os jogos é uma oportunidade única, pois pode conhecer os outros campi e ver que cada um tem seu jeito especial de interagir: "Foi muito legal quando fui nas outras vezes, em Sorriso e Tangará. Foi uma experiência diferente, porque eu nunca tinha saído de Várzea Grande, mas quando eu cheguei lá eu pude ver que é diferente, e que podemos ter apoio dos outros campi quando estamos dentro da quadra". "Até então, eu não sabia que eu tinha talento para jogar futsal e ser goleira; eu descobri isso aqui", explicou a ex-atleta.

Em bate-papo com o Professor Diego, Lucas Gabriel e Dergan mostram a ansiedade de ir para o JIFMT 2018:

O IFMT Várzea Grande proporciona aos estudantes do campus que queiram se dedicar ao esporte, uma bolsa, para que possam treinar, já que não dispõe de complexo esportivo e utiliza o do campus Octayde e o Dom Aquino, além da quadra de esportes da escola municipal ao lado do Instituto. Isso, segundo Andriws, é muito importante: "Pra mim, eu acho que o IFMT, além de toda a emoção que ele nos proporciona, sabendo que a gente vai ter um futuro e se você gosta de esporte, ele vai te proporcionar tudo isso, é algo que me conforta muito".

Veja um pouco mais do bate-papo do professor Diego com os atletas: