IFMT Pontes e Lacerda: projeto 'Entre o Fato e o Fake' discute impactos sociais das fake news e pós-verdade

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 14 de Setembro de 2020 às 07:05

A compreensão dos impactos das notícias fraudulentas (fake news) e da pós-verdade na vida dos estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste é objeto do projeto "Entre o Fato e o Fake", contemplado pelo Edital 015/2019, de Pesquisa Aplicada e Bolsas Iniciação Científica. Coordenada pelo professor mestre, Renato Cesar Cani, a iniciativa enbloba discussões e aspectos práticos sobre o tema.

O professor explicou que o desenvolvimento do projeto surgiu do encontro entre os interesses dele, que já trabalha com questões no âmbito da Filosofia, e curiosidade dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus. "Em especial, as estudantes Amanda Campos e Gizeli Vieira, do 3º Ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Administração, elas fora grandes incentivadoras da realização [...] Nosso grupo realiza encontros semanais para discutir o tema das fake news e da pós-verdade. Além disso, realizamos questionários, monitoramos as notícias falsas que circulam nas redes, fazemos entrevistas com estudantes e desenvolvemos leituras para aprofundar o conhecimento do assunto e entendermos como isso tudo impacta na vida dos estudantes e de toda a comunidade ponteslacerdense e brasileira", afirmou.

Para divulgar o conteúdo do projeto, o grupo lançou o site (https://bit.ly/site-entre-o-fato-e-o-fake) e um perfil no Instagram (@entreofatoeofake.ifmt). "São diversas as formas como o público pode interagir com o projeto: acompanhando nosso site e Instagram, sugerindo temas para discussão, apontando notícias falsas em circulação, dentre outras maneiras. Acreditamos que a discussão e o aprofundamento sobre o tema das fake news e da pós-verdade são cruciais para compreendermos o nosso tempo e defendermos a saúde de nossa democracia. Por isso, todos e todas são bem-vindos a debater e a pensar conosco a esse respeito", acrescentou o professor.

Também participam do projeto os professores: Albertina Barbosa (História), Evandro Duarte (Filosofia), João Gabriel Silva (Informática), e Rita Penteado (Português/Inglês), além dos estudantes de Ensino Médio: Amanda Campos, Felipe Ribeiro, Gabriel Carrara, Gislaine Araújo, Gizeli Vieira, João Adolfo Santos, Joyce Silva, Letícia Troiano e Maisa Vaz.