Estudantes da especialização em Educação Ambiental do IFMT Campus Sorriso realizam atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente

Publicado por: Campus Sorriso / 11 de Junho de 2019 às 10:46

No último sábado (08), a iniciativa “Árvore dos Sonhos” aconteceu no Parque Ecológico Municipal de Sorriso, levando ao local uma série de atividades voltadas à preservação e à mobilização social em favor do meio ambiente. A ação foi idealizada por acadêmicos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, em Educação Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso.

Coordenados pela professora Silvia Yochie Kataoka, da disciplina de Gestão de Recursos Naturais, e com o apoio do professor Aguinel Messias de Lima e de alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, os acadêmicos de Educação Ambiental reuniram, em um só evento, trilha ecológica; apresentação de minhocário; distribuição de mudas frutíferas nativas e de plantas medicinais; degustação de chás; confecção de brinquedos ecológicos com material reciclável; mutirão de limpeza no parque; e aplicação de uma avaliação de percepção ambiental aos usuários do espaço.

Ao final da manhã, os acadêmicos participaram de uma dinâmica que resultou em um poema coletivo (abaixo).

A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E O MEIO AMBIENTE

Conviver em harmonia de um sorriso melhora o meu dia,
Com alegria, paz interior, amizade.
Faça o bem!
É feito com ações conscientes nos córregos recuperados.
Podemos ouvir o som dos pássaros, não tenha pressa, mas não perca tempo.
De alegria e de repensar as atitudes, os hábitos.
E ressignificar os conceitos e a valorização da natureza.
Preservar, cuidar, amar para as futuras gerações.
Unidas, Love, Paixão, Inspiração.
Nos momentos atuais faz todo sentido.
Cuidar da vida, viver bem nos faz mais feliz!
Daquele que vive e sonha para sempre.
Perseverando na vida!

Este é um poema coletivo produzido no dia 08 de junho de 2019, no Parque Ecológico de Sorriso – MT.
Autores: Adriana de Ávila e Silva; Adriana Piloneto; Adriane Sassi; Anne Carla Pereira Dias Barbosa; Claudio Marque da Silva; Diogo Tsutomu Uchimura; Eder Guadanhini; Edilson Alves Figueiredo; Elaine Cristina Siqueira de Lara; Enivaldo Golmini; Fernando Jorge Teixeira de Lara; Francisca Linalva Ferreira Braga; Gilberto Keres; Gisele Correia Carnelocci Largura; Graziele Cassemiro Alves; Jucinéia da Silva Ferreira; Kelen Christina Gomes de Oliveira; Paloma Dondo Tonello Pedro; Poliana de Sousa Rodrigues; Rafael de Bona Rodrigues Silva; Robindon Klay Oliveira de Lima; Sânea Cristina Alves de Souza Faleiro; Silvia Yochie Kataoka; Thiane Martinotto de Souza; Vânia da Silva Tommasini; Wesley Borges Costa.