Nota à Comunidade: Processos Seletivos para ingresso 2021/1

Publicado por: Reitoria / 30 de Outubro de 2020 às 08:40

O Instituto Federal de Mato Grosso publicou uma nota à comunidade sobre a forma de ingresso para os Processo Seletivos 2021/1. Na nota é reiterado que a seleção sofreu alterações, exclusivamente, para as turmas de ingresso 2021/1.

Para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, a seleção de estudantes ocorrerá por sorteio público, por meio de sistema automatizado de escolha de números, respeitando os critérios de inscrições, por cota ou ampla concorrência. Na nota são apresentados os esclarecimentos quanto ao sorteio público.

Para os Cursos de Graduação, a seleção dos estudantes será de duas formas, em editais distintos, sendo:

· por Nota Geral do Enem (2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019), para 70% das vagas; e

· análise de histórico escolar do ensino médio, sendo avaliado para seleção o 1º e 2º ano, para 30% das vagas disponibilizadas.

O IFMT destaca que todas as possibilidades para execução do processo seletivo de ingresso em 2021/1 foram avaliadas operacionalmente, juridicamente em consonância com a promoção de critérios de isonomia, igualdade de condições e otimização, considerando ainda, os aspectos de prevenção e cuidado com a saúde devido a pandemia da Covid-19, questões orçamentárias para aquisição de materiais necessários (luvas, máscaras, álcool em gel, aferidor de temperatura), contratação de um número elevado de colaboradores para aplicação das provas e número elevado de salas de aulas para a garantia de um mínimo de segurança sanitária.

Dessa forma, analisando todas as alternativas para ingresso de estudantes no processo seletivo em 2021/1 nos cursos de nível médio, verificou-se a modalidade de sorteio eletrônico. Tal metodologia já é utilizada regularmente em outras instituições, sendo que em algumas para os cursos de nível médio, e até para os cursos de especialização. Assim, neste momento em decorrência da pandemia do Covid-19, é a modalidade com maior viabilidade, pois além disso, não terá cobrança de taxa de inscrição e proporcionará igualdade de participação a todos os(as) candidatos(as).

Acesse, em anexo, a íntegra da Nota à Comunidade.