Nota de falecimento – Mestre Bolinha

Publicado por: Reitoria / 6 de Agosto de 2019 às 09:14

A Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso comunica, com grande pesar, o falecimento nesta segunda-feira (05/08) do servidor aposentado do Campus Cuiabá, João Batista de Jesus da Silva (79 anos), conhecido por Mestre Bolinha. Ele foi internado no sábado (03), após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O velório iniciou a partir das 01h00 da madrugada na Funerária Capela Jardins e o enterro será a partir das 16 horas, no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.

O mestre Bolinha regeu por 35 anos a banda da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT e atual IFMT-Campus Cuiabá). Ele era saxofonista e filho do lendário, Mestre Albertino e de Dona Enedina Fernandes da Silva. Bolinha foi um dos responsáveis pela retomada e valorização do rasqueado cuiabano.

O reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, destacou que o mestre Bolinha é uma figura de referência musical aos artistas mato-grossenses e principalmente aos servidores do Instituto Federal de Mato Grosso, através do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva.

“Relembrar o Bolinha é falar desse profissional que trouxe momentos de alegria à instituição, a antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT) para muitos jovens e servidores. Ele motivou muita gente a se valorizar, a ter uma autoestima através da música. Quando ele regia a banda, no final da tarde já se ouvia os primeiros acordes, chamando os alunos para se agregarem e fazerem os ensaios. Esses ensaios resultavam em várias apresentações históricas da instituição, da banda, da fanfarra, e sempre o Bolinha com aquele sorriso maravilhoso, pronto para receber e orientar”, comenta o reitor do IFMT que também foi aluno da antiga ETF-MT.

Willian de Paula ressalta que Bolinha é um profissional que sempre será lembrado no meio artístico mato-grossense e principalmente na educação profissional e tecnológica como referência musical. “Através da música ele pode orientar vários profissionais que passaram pela instituição e estão hoje no mercado de trabalho. Com certeza eles irão se lembrar dele, que através da música, fez com que as pessoas fossem um pouco melhor, mais alegres e fizessem essa educação profissional com mais felicidade”.

Leia mais: Bom Dia MT: A despedida ao músico Bolinha, que morreu depois de sofrer um AVC em Cuiabá

Com informações do Jornal A Gazeta e foto Jornal A Gazeta - Otmar Oliveira