início do conteúdo

Novembro Azul terá palestra e iluminação especial no IFMT

Publicado por: Reitoria / 6 de Novembro de 2017 às 10:08

As luzes rosas na sede da reitoria deram lugar à cor azul iniciando, no IFMT, a programação do Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado às ações de combate ao câncer de próstata e à promoção da saúde do homem. A programação prevê a realização de uma palestra, no dia 21, no auditório da Reitoria, quando serão discutidos a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento desse tipo de câncer, o segundo mais comum entre os homens brasileiros.

A cada 36 minutos o câncer de próstata mata um homem no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com que a taxa de mortalidade chegue a 25%.

A idade é outro fator de risco. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. “Porém, quando diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos. Por isso, todo homem precisa buscar informações e estar atento quanto à prevenção, o diagnóstico e o tratamento”, alertou a enfermeira do Núcleo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalho (NSSQVT/IFMT), Karla Almeida.


início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT