NUMDI realiza segunda reunião de 2020 e prepara publicação de livro

Publicado por: Reitoria / 26 de Junho de 2020 às 16:32

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira (NUMDI) Maria Dimpina  Lobo Duarte, do Instituto Federal de Mato Grosso, realizou virtualmente, na tarde de quinta-feira (25) a segunda reunião ordinária de 2020. Entre as propostas de trabalho a serem realizados estão a publicação de um livro contendo os estudos desenvolvidos pelos membros do Núcleo.

Presidida pela profa. Maristela Abadia Guimarães, membro do comitê gestor, a reunião contou com a participação de membros pesquisadores de diversos campi, além da reitora substituta, Gláucia Mara de Barros e do pró-reitor de Extensão, Marcus Taques.

O professor Lucas Café, do campus de Primavera do Leste, sugeriu a gravação de aulas temáticas para serem disponibilizadas no Youtube aos estudantes da instituição. Da ideia inicial saiu outra, a de envolver o CREAD na oferta de cursos.

“Saímos fortalecidos com compromisso de todos os membros para execução das políticas de ação afirmativa no IFMT. Foram vários os encaminhamentos e temos a certeza de que avançaremos cada vez mais nos estudos, pesquisas e projetos de extensão voltados para os grupos subrepresentados sociorracialmente. O que vislumbramos é um novo esperançar, 'suleando' ideias e caminhos”, afirmou Maristela, parafraseando Paulo Freire.