Projeto de extensão VGD É O BICHO contribui para recuperação da fauna do Pantanal

Publicado por: Campus Várzea Grande / 22 de Fevereiro de 2021 às 08:00

O projeto de extensão do Instituto Federal de Várzea Grande “VGD É O BICHO” contribuiu para a CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS PARA SOCORRER A FAUNA SOBREVIVENTE DA REGIÃO DE POCONÉ – PANTANAL, em parceria com o Grupo É o Bicho MT com início em Setembro de 2020.

O projeto recrutou voluntários como estudantes ( maiores de 18 anos) e servidores para auxiliar na triagem, preparo das frutas e legumes (corte e armazenagem em caixas) e distribuição dos alimentos nos pontos estratégicos ao percorrer a rodovia Transpantaneira (MT 060)

A aluna do  Instituto Federal de  Várzea Grande, Rayane Fernanda da Silva destaca a relevância do projeto : “encontramos diversos animais na localidade em busca de alimentos, água, sombra. Contudo, encontramos peixes e jacarés mortos devido a falta de oxigênio na água. É notório a importância  do projeto desenvolvido, este que renova esperança de algo que podemos juntos fazer mais”.

“UMA EXPERIÊNCIA FANTÁSTICA! UM DIA INESQUECÍVEL!”

Essas foram as primeiras palavras de Luis Philippe de Arruda e Kamyla Fernanda Gama, voluntários no projeto, após o término da distribuição pela transpantaneira.

“Durante o trajeto, fomos aprendendo, com uma voluntária mais experiente, a metodologia da distribuição de alimentos e os cuidados que teríamos que ter ao adentrarmos na Transpantaneira. Logo no início da rodovia, fomos recepcionados com o aroma particular da maior planície alagada do planeta: que incrível! Como ficamos responsáveis pela distribuição de alimentos entre as pontes 55 e 64 (km 80), vimos, durante o percurso, o quanto as queimadas do ano de 2020 foram prejudicais ao Bioma. Muitos metros quadrados de Pantanal ainda estão sob cinzas, infelizmente”

“ A distribuição durou cerca de 7 horas e foi feita ponte por ponte, da 55 até a 64, deixando, no entorno de cada uma delas, porções de melancia, melão, mamão, ovo, laranja, banana, etc,” explicam Kamyla e Luis.

O TRABALHO SÓ ESTÁ COMEÇANDO...

O professor Jucelino Gimenez, do IFMT Várzea Grande relata:  “Nunca me passou pela cabeça que um dia eu levaria alimento e água para os animais no Pantanal, isso chocou a todos. O fogo foi cruel, e foi criminoso. Os animais não tinham como fugir, eram cercados de todos os lados pelas chamas, os que conseguiam passar ficavam gravemente feridos.

Perdemos solos nutritivos com seus microrganismos, perdemos bancos de sementes, árvores centenárias com seus ninhos de pássaros que estavam em época de reprodução. Não sabemos ainda a extensão do estrago que isso trará futuramente, mas uma coisa é certa, o Pantanal não será mais como era antes… Que isso pelo menos sirva de lição para que nós Matogrossenses: possamos cuidar com mais atenção para com nosso biomas (Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica). Fizemos a nossa parte, mas ainda há muito o que fazer, o trabalho só está começando”, finalizou o professor.

SALVE VGD É O BICHO

Segundo a diretora Geral do IFMT Campus Várzea Grande, Sandra Maria de Lima “enquanto o ser humano, se valer das crises para fortalecer os vínculos de solidariedade, de respeito , eu continuo acreditando na humanidade. E foi exatamente isso que aconteceu com esse terrível incêndio que assolou o nosso lindo Pantanal! Aconteceu a mobilização; foi o que precisava para exortar esse grupo de pessoas maravilhosas, que se esqueceram de si para pensar na natureza, pensar nos bichinhos, levar além dos alimentos também a sua energia, sua disposição, a sua vontade de trabalhar para o Pantanal! O campus Várzea Grande contou  com o  incentivo, principalmente da nossa jornalista, Cristiane Fronza,e do nosso querido professor Juscelino Gimenez ; também quero deixar registrada a participação muito importante da Isabel nossa co-irmã do IFMT Pontes e Lacerda, que também motivou a comunidade Várzea Grandense na participação desse projeto.

Fizemos um cronograma, uma programação, e todo sábado, sempre tinha um contemplado que levava alimentos, juntamente com a equipe mais experiente do É o bicho MT. Particparam desta campanha alunos, técnicos, professores, parentes de servidores. Aprendemos muitas lições de sustentabilidade e solidariedade: salve, VGD É O BICHO!

Texto: Adriane de Souza ( Estágiaria ASCOM/IFMT Várzea Grande);

Fotos: Joacil Amarante de Paula e voluntários(as) É o Bicho.