Outubro Rosa no IFMT: servidores da Reitoria participaram de palestra

Publicado por: Reitoria / 25 de Outubro de 2017 às 12:13

Servidores do IFMT participaram, no auditório da Reitoria, de uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do autocuidado, como parte da programação do Outubro Rosa na instituição.

Na semana passada eles tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas relativas ao autoexame, aos métodos de prevenção, exame clínico e mamografia com dois estudantes de Medicina da UFMT. E também conheceram a história de superação de uma das cerca de 100 assistidas pelo MTMamma, a aposentada Clara Maria da Fonseca, de 71 anos, que venceu a luta contra a doença e hoje distribui otimismo e esperança.

Com dois filhos e três netos ela está livre da doença há décadas, e garante que não se descuida da saúde. ”A mulher precisa amar a si mesma, se olhar e se tocar. Não pode esquecer de se tocar, de prestar atenção aos sinais. Se tocar a gente encontra e se encontra vamos lutar para curar”, ensinou, com um sorriso no rosto.

Não foram apenas as mulheres que aproveitaram os ensinamentos da palestra, que também abordou os fatores de risco, a incidência e os benefícios preventivos da amamentação. Dois servidores também participaram, mostrando que a conscientização vem chegando para todos, observou a diretora administrativa do MTMamma, a voluntária Maria Villaça.

“Para cada 100 casos de câncer de mama um acomete pessoas do sexo masculino. Então é importante que o homem também se informe e se cuide”, orientou a voluntária.

O servidor Gilberto de Oliveira Torres valorizou a iniciativa e disse que pretende compartilhar o que aprendeu com a família e amigos. “Foram bem interessantes os dois momentos. A parte dos estudantes foi bem pedagógica, eles foram claros na forma de trazer as informações. E o depoimento de quem viveu o drama me deixou emocionado”, contou o servidor.

Este ano a programação no IFMT inclui uma campanha de arrecadação de lenços para doação a pacientes de instituições de combate à doença como o Instituto de Tumores e Cuidados Paliativos de Cuiabá e o Hospital do Câncer. A organização das atividades é do Núcleo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalho (NSSQVT/IFMT).