Ouvidoria, SIC e PRODIN promovem treinamento para ampliar a padronização das informações prestadas ao público

Publicado por: Reitoria / 6 de Outubro de 2017 às 14:50

A Ouvidoria do IFMT, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) e a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da reitoria promoveram, nos dias 02 e 03 de outubro, um treinamento para ampliar a padronização das informações institucionais prestadas ao público. Participaram da capacitação, conduzida pela Ouvidora e gestora do SIC/IFMT, professora Maristela Guimarães, representantes das ouvidorias e de atendimento ao Serviço de Informação ao Cidadão E-SIC de diversos campi, responsáveis pela divulgação de informações.

O reitor do IFMT, professor Wiliam de Paula, reconheceu, na abertura do treinamento, o papel estratégico da Ouvidoria. Um setor de extrema importância para uma instituição com a abrangência do IFMT na transparência, no direcionamento e planejamento de ações e na aproximação com a comunidade interna e externa.

“Saber ouvir é primordial para pautar ações. Ao ouvirmos os cidadãos, a gestão tem uma ferramenta para direcionar ações que venham atender melhor as demandas, sendo cada vez mais transparente. Através da Ouvidoria podemos crescer e fortalecer a marca IFMT, direcionar ações, planejamentos e nos aproximar da comunidade em que estamos inseridos”, afirmou o reitor.

Segundo a Ouvidora e gestora do SIC/IFMT, Maristela Guimarães, este grupo de trabalho atende ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527/11 e a Lei 13.460/17 que regulamenta o trabalho das Ouvidorias - e visa implementar a padronização do Portal do IFMT, de modo a melhor atender aos cidadãos, além de discutir a publicação da 3ª edição da Carta de Serviços ao Usuário, prevista para ser lançada em março de 2018.

A importância da transparência pública, para a Coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Regional da União no Estado de Mato Grosso (CGU-MT), Larissa de Souza Alvim, está consolidada com a Lei de Acesso a Informação, ao abrir uma nova vertente em transparência ativa e passiva, papel que fica a cargo das Ouvidorias.

Larissa Alvim também fez referência à defesa dos direitos do usuário do serviço público presente na lei 13.460 e à necessidade de ajuste a essas leis. “A Ouvidoria deixa de ser apenas uma interface do cidadão com a instituição e passa a ser um instrumento de auxílio à gestão, ao monitorar a transparência ativa e executar a transparência passiva. Então antes mesmo do gestor ser punido por órgãos de controle a ouvidoria dará feedbacks ao gestor de onde se pode melhorar”, explicou Larissa.

No treinamento foram dadas orientações de como alcançar essa transparência na prática, seguindo procedimentos padronizados dentro da instituição. “A transparência ativa é dar publicidade ao máximo de informações. Dentro do próprio site do instituto pode-se colocar o maior número de informações para diminuir a demanda de respostas via ofício, SIC ou via questionamentos da imprensa, porque a informação já está pública”, orientou.