Palestra apresenta o teatro como instrumento de formação profissional

Publicado por: Campus Rondonópolis / 16 de Outubro de 2019 às 13:11

Como parte da programação da 2ª Mostra de Arte do IFMT,  a palestra do professor Marcelo Colavitto do IFPR, trouxe de forma cômica o tema: Os caminhos do Teatro Moderno abordando a origem do teatro no século XVI através da Commedia Dell’Arte, seus principais personagens e a utilização das  artes cênicas na formação profissional.

Colavitto, que é professor de teatro há 25 anos, apresentou os personagens históricos da Commedia Dell’Arte caracterizada pelo caráter popular e itinerante dos grupos de teatro e pela profissionalização dos atores. “Nesse contexto histórico surge a profissionalização ou os ofícios que era a arte de fazer bem feito algum artesanato”, explicou Colavitto ao relacionar a formação profissional com a origem do teatro.

“Um evento dentro do Instituto Federal pensando na educação como forma de construção de uma sociedade mais justa, onde se procurar ampliar a construção do humano, é fundamental”, frisou Colavitto, ressaltando que o teatro contribui de forma intensa na construção humana do futuro profissional.

Para o aluno do campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, Felipe Daniel, do 1º ano do curso de Edificações, a palestra foi muito produtiva pois abordou o tema teatro de forma cômica e hilária, como deve ser. “Muito legal o jeito de falar da arte e demonstrar o quanto ela pode influenciar em nossa formação”, disse Felipe.

Já para a diretora da escola estadual Estela Maris, Nelzi de Freitas, a palestra desperta o interesse pela arte nos alunos. “Com certeza nossos alunos e professores sairão daqui com outra visão da importância da arte na formação para a vida”, afirmou a professora Nelzi que trouxe 80 alunos para visitar a Marte.