Parceria com Associação de Catadores de Material Reciclável possibilita Festa Junina Sustentável

Publicado por: Reitoria / 4 de Julho de 2019 às 14:58

A IFestança, tradicional Festa Junina do Instituto Federal de Mato Grosso contou com um auxílio especial na edição deste ano: a participação de seis catadores da Associação dos Catadores de Material Reciclável e Reutilizável - Mato Grosso Sustentável (ASMATS) tornou a festa, realizada no sábado (29), sustentável, com lixo e desperdício zero.

A presidente da comissão organizadora, Leila Alves, contou que a iniciativa surgiu da vontade dos membros, de realizar um evento diferente dos anos anteriores, quando o acúmulo de materiais descartados criava um cenário desolador, típico dos momentos finais de grandes eventos. “Foi incrível ver o trabalho deles acontecendo e o pátio limpo e organizado no encerramento”, comparou Leila.

Na tarde da festa, que reuniu cerca de 1300 pessoas, entre servidores, alunos e familiares da Reitoria e dos campi da Baixada Cuiabana, os catadores instalaram 22 coletores específicos para plásticos, lixo úmido e latas em diversos pontos da Associação dos Servidores. As barracas tinham, além das lixeiras, os pontos de coleta seletiva. Durante o evento eles se dividiram e enquanto alguns recolhiam o lixo das mesas, outros se encarregavam da triagem do material. Foram coletados 25 quilos de latinhas e 40 quilos de plástico.

"Todos os plásticos, latas e papéis que foram gerados lá nós coletamos. Fazia horas que nós queríamos fazer uma parceria com o IFMT. Agradecemos os professores que chamaram a gente para coletar. Eles não conheciam o nosso trabalho e esperamos que tenham gostado, principalmente o reitor", comemorou a presidente da Associação, Maria Aparecida do Nascimento, conhecida como Cidinha.

O sentimento de dever cumprido, compartilhado pelos membros da comissão, foi reforçado pela professora do campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Ângela Carrión, que fez o primeiro contato com a presidente Cidinha. “Não podemos mais ficar de olhos fechados para a questão ambiental. Se somos apenas uma formiguinha, que façamos a nossa parte para promover uma sensibilização ativa”, ensinou a docente.

"A gente fala muito em sustentabilidade. Mas será que estamos fazendo acontecer essa sustentabilidade? Nós catadores levamos essa mensagem de cuidado com o nosso Pantanal para que os nossos filhos e netos conheçam suas belezas. Por isso pecisamos que mais instituições e empresas chamem os catadores para seus eventos. Nós somos ajudados e a natureza também", reforçou Cidinha.

O Instituto Federal de Mato Grosso emitirá certificados da participação dos catadores no evento e tem planos de reforçar a parceria com a Associação.

Marcadores: ifmt_1