Pedagoga do IFMT publica artigo científico na Revista Educação em Questão sobre pedagogos não docentes nos Institutos Federais

Publicado por: Reitoria / 7 de Janeiro de 2021 às 10:19

A pedagoga da reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso, Silvana Alencar Silva, publicou o artigo científico “Pedagogos não docentes nos Institutos Federais de Educação, tensionando os processos de identificação”, na Revista Educação em Questão, qualis A 2, em parceria com a sua orientadora do doutorado, a professora Filomena Maria de Arruda Monteiro da UFMT.

O artigo trata da atuação do pedagogo nos Institutos Federais de Educação (IFs) que concorre na produção de processos de identificação atravessados por narrativas que tentam definir o que é ser pedagogo nos IFs.

“Portanto, almejou-se compreender como as pesquisas discutem os processos de identificação de pedagogos não docentes nos Institutos Federais de Educação. Metodologicamente, escolheu-se a orientação pela abordagem qualitativa e pela pesquisa do tipo bibliográfica. Para tal, foram realizados levantamentos de teses e de dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)”, conforme trecho do artigo cientítico.

Segundo a autora, considerou-se que as investigações tentaram regular processos de identificação pela compreensão de identidades fixas como algo a ser encontrado com vistas aos anseios do que se espera do pedagogo.

“Propomos que processos de identificação sejam entendidos como parte do desenvolvimento profissional do pedagogo, superando, assim, entendimentos compartimentados que dissociam experiências pessoais e profissionais do ser pedagogo nos IFs permeados por culturas institucionais e políticas oficiais de governo situadas em determinado tempo e lugar”, salienta Silvana Alencar.

De acordo com a pesquisa, as análises indicaram ainda que os pedagogos têm construído processos de identificação em um contexto profissional de atividades permeadas pelo caráter técnico e burocrático, desvinculado de questões pedagógicas.

“Ademais, se evidencia a falta de reconhecimento da importância do pedagogo e, consequentemente, dos seus conhecimentos específicos no campo da Pedagogia. Tais comprovações impactaram e exigiram do pedagogo, construções de outros processos de identificação”, conta a autora.

Nesse cenário, segundo Silvana Alencar, parece salutar problematizar outras temáticas que atravessam os processos de identificação tais como: a profissionalidade, a profissionalização e o profissionalismo (ROULDÃO, 2005) articulados à concepção de autonomia (CONTRERAS, 2002), uma vez que esse movimento poderia provocar processos de identificação mais potentes de desenvolvimento profissional.

“Portanto, ser pedagogo nos IFs está nas ressignificações requeridas por sentidos de outras experiências profissionais, o que pode suscitar construções de processos de identificação”, de acordo com as considerações do artigo.

A autora acrescenta que o artigo ressaltando que esse cenário trouxe novas “miradas”, outros movimentos possíveis para problematizações articuladas a aspectos metodológicos na produção de textos de campo e análises no tocante ao projeto maior, em desenvolvimento, “Processos de identificação do pedagogo Técnico Administrativo no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT)”.

Silvana finaliza dizendo que a compreensão do Pedagogo nessa perspectiva possibilita processos de ensino aprendizagem mais promissores e emancipatórios.

O artigo na íntegra pode ser conferido no link -https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao