Pesquisa do IFMT Rondonópolis aponta que professores são as principais fontes de disseminação de conhecimento sobre o Cerrado

Publicado por: Campus Rondonópolis / 29 de Março de 2021 às 09:53

A pesquisa apresentada na sétima edição do Workif buscou saber o nível de conhecimentos dos estudantes do 3º ano das escolas estaduais sobre o Cerrado

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, em busca de saber o nível de conhecimento dos alunos do terceiro ano das escolas públicas da rede estadual sobre a importância do bioma cerrado, descobriu que não só que os estudantes têm pleno conhecimento do espaço em que vivem, como também que os professores foram os principais responsáveis disseminadores de conhecimento, na falta de conteúdo específico nos materiais didáticos.

A pesquisa realizada em 2020 e apresentada na VII edição Workif (Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação) pelo professor de geografia e doutor Wilson José Soares, em conjunto com os estudantes Thamiris Lins e Nathalia Annjos, levou também em consideração a importância dos jovens terem conhecimento sobre o cerrado, pois  futuramente estarão exercendo suas profissões nos diversos setores da economia e, serão decisivos nos processos de preservação ou destruição total do que ainda resta dos ambientes naturais.

A pesquisa realizada em meio a Pandemia do Covid-19, não conseguiu atingir o número esperado de estudantes para que mais dados incorporassem o trabalho, contudo os resultados conseguidos através do questionário online revelou que os estudantes colaboradores nesta pesquisa, em sua maioria revelam que nos livros didáticos que estudam contém conteúdos relacionados ao cerrado, enquanto um terço deles, dizem não haver ou não saber se há. Quanto as práticas pedagógicas dos professores, cem por cento dos estudantes confirmam que esta discussão está presente.

Contudo, apesar de viver na região do Cerrado, apenas um quarto dos estudantes tiveram contato direto com o Bioma, o restante conhecem apenas através de discussões teóricas ou imagens diversas.

Com relação aos cuidados com a natureza da região, 50% dos estudantes demonstraram preocupação com as questões hídricas, enquanto 37% responderam Flora, e 12% veem o cerrado como prática da agricultura e o desenvolvimento do agronegócio.

A porcentagem de alunos que demonstraram preocupação com relação ao Cerrado foi considerada satisfatória, levando em conta que Rondonópolis a principal atividade econômica ser o agronegócio. Com isso, pode-se compreender que a intervenção dos professores em sala de aula,  relacionadas às questões ambientais vem sendo bem desenvolvidas.

A pesquisa realizada pelo professor Wilson ainda terá continuidade, pois devido ao baixo número de alunos que responderam o questionário, sendo apenas oito, a pesquisa apresenta algumas fragilizadas, que deverão ser sanadas com o retorno das atividades presenciais nas escolas de Rondonópolis.