Picolé Ético é aprovado pelos servidores

Publicado por: Reitoria / 13 de Fevereiro de 2019 às 13:56

Carregado com 100 picolés de frutas de diversos sabores, o carrinho de picolé está lá, estacionado no saguão de entrada da Reitoria. Sobre ele, uma caixinha transparente lacrada, onde deve ser depositada a quantia de dois reais pelo produto escolhido. Essa foi a ideia da Comissão de Ética do IFMT para propor, de forma descontraída, uma breve reflexão sobre o tema. Em seu primeiro dia de funcionamento, nesta quarta-feira (13), o "Picolé Ético" atraiu a atenção e ganhou a adesão dos servidores.

“A iniciativa parece simples mas é um meio super bacana de refletir sobre comportamento ético”, pontuou a revisora Sandrine Hobadey.

Para as recepcionistas Zenaide Barantiel e Selma Oliveira, a curiosidade dos servidores em torno do carrinho é logo seguida pela compra e por comentários sobre possíveis atitudes éticas em diferentes contextos, além de elogios à proposta. “Um picolé geladinho cai bem nesse calor. O pessoal está passando por aqui e comprando essa ideia”, apontou Zenaide.

Ao sair com seu picolé na mão, depois de depositar o dinheiro trocado, Luciana Klamt, da pró-reitoria de Ensino (PROEN) propôs algo um pouco mais ousado para a próxima edição. “Seria um segundo passo ético. Se a pessoa vier sem o dinheiro trocado ela poderia ser desafiada a retirar o valor certinho do troco”, sugeriu.

A presidente da Comissão de Ética, Elizabete da Cunha Filha, informa que o carrinho do "Picolé Ético" ficará no hall de entrada da Reitoria até quinta-feira (14).