Por meio de cooperação técnica IFMT de Campo Novo do Parecis faz aquisição de equipamentos

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 9 de Julho de 2020 às 08:52

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis e a Empresa Sementes Basso firmaram um Acordo de Cooperação Técnica em meados de 2019, no intuito de fomentar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à cultura de milho pipoca no Estado de Mato Grosso.

Segundo o professor do IFMT, Genivaldo David de Souza Schlick, o interesse na parceria são as contribuições geradas, importantes para o aperfeiçoamento dos trabalhos de ambas as instituições, visando o fortalecimento das pesquisas, contribuindo, assim, para alcançar resultados de excelência. “A parceria entre IFMT campus Campo Novo do Parecis e a Basso Brasil fortalece o desenvolvimento de pesquisas que visam o aumento na produtividade e na qualidade de grãos de milho pipoca na região, contribuindo para que o município de Campo Novo do Parecis se mantenha como o maior produtor de pipoca do País”, salientou.

Além disso, Genivaldo acrescenta outros pontos importantes dessa parceria. Para ele, através do acordo de cooperação técnica é possível que o campus faça aquisição de equipamentos e materiais de consumo que servem para equipar laboratórios e a área de produção do campus. “Essa parceria também oportuniza que nossos alunos acompanhem os trabalhos de pesquisa desenvolvidos princialmente com a cultura da pipoca, segmento da Basso, permitindo que eles tenham contatos com técnicos especializados, que já estão no mercado de trabalho, e produtores rurais da região”, complementou.

Dentre os frutos gerados através dessa parceria, Genivaldo citou que, somente em 2020, estão sendo desenvolvidos oito trabalhos de conclusão de curso nessa área, temas apresentados na IV Manhã de Campo. “Estamos gerando dados para o município de Campo Novo, diante das condições locais da região”, enfatizou.

Para finalizar, Genivaldo explicou que todos os anos o IFMT campus Campo Novo do Parecis e a Sementes Basso estabelecem um plano de trabalho e, diante da necessidade são adquiridos alguns equipamentos. “Nesse ano nosso acordo de cooperação atingiu um valor aproximado de 48 mil reais, que permite a aquisição de produtos. Já adquirimos uma batedeira com o motor diesel, que serve para bater milho, soja, feijão e para separação de grãos, e também compramos outros equipamentos que serão utilizados para a manutenção do campus e funcionando da área de produção”, comemorou.

A parceria

“Nós desenvolvemos os trabalhos de pesquisa, de acordo com a necessidade da empresa e dos produtores e em contrapartida a empresa reverte o valor que seria cobrado pelos trabalhos em equipamentos e manutenção de equipamentos, materiais de consumo e insumos agrícolas. Repassamos a eles as nossas necessidades, eles compram e doam ao IFMT campus Campo Novo do Parecis”, explicou Genivaldo.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis