Prazo para submissão de resumos no XICBPE encerra dia 14/01

Publicado por: Reitoria / 28 de Dezembro de 2017 às 09:54

Com o tema "Desafios e Oportunidades do Planejamento Energético diante das Mudanças nos Cenários Nacional e Internacional", a décima-primeira edição do Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE) encerra as inscrições para submissão de resumos no dia 14 de janeiro de 2018.

O evento, que ocorre em setembro de 2018 em Cuiabá, é promovido pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE), em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético da Universidade Federal de Mato Grosso (Niepe/UFMT). O IFMT participa do Comitê Organizador e Científico, sendo representado pela professora doutora, Tereza Malheiro do Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva.

O congresso é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de profissionais ligados ao setor energético. Os artigos que tiverem mais de um autor deverão indicar previamente qual será o autor que irá apresentar o trabalho. Cada trabalho submetido deverá ser identificado de acordo com os temas: Meio Ambiente, Planejamento, Políticas Públicas, Regulação.

Segundo as palavras do presidente da SBPE, Prof. Dr. Célio Bermann e do presidente do XI CBPE, Prof. Dr. Ivo Leandro Dorileo, o congresso possibilita reflexões sobre o setor energético brasileiro que vem passando por alterações que poderão ser aprofundadas num futuro próximo. Particularmente, segundo os presidentes, no setor elétrico, o Ministério de Minas e Energia lançou as bases dessas mudanças por meio da Consulta Pública CP 33. “Tal conjunto de propostas apresentadas possuem o potencial de alterar de forma significativa a forma como o país vem administrando seus recursos elétricos”, conforme fala dos presidentes no site oficial do evento.

“Entre as várias questões propostas, tem-se se a liberalização do mercado de energia, a revisão da regulamentação com a separação entre a contratação de novas usinas e a comercialização de energia (separação entre energia e capacidade). A separação de lastro e energia é considerada um dos temas mais complexos dentro das propostas apresentadas. Quais os reflexos para as empresas e, principalmente, quais as consequências para os consumidores? A proposta, já anunciada, de privatização da Eletrobrás, caso concretizada, provocará quais impactos? Quanto às fontes alternativas de energia, quais os desafios para uma vigorosa inserção na oferta de eletricidade para o país?”, de acordo com a fala dos presidentes no site oficial do evento.

Para saber mais sobre o XI Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (XICBPE), acesse o site oficial do evento.

Com informações do site do XICBPE e da Ascom/UFMT