Primeira turma do curso de pescador profissional do IFMT e Marinha recebe certificação

Publicado por: Reitoria / 13 de Dezembro de 2018 às 17:44

Trinta alunos que concluíram o curso de Pescador Profissional (POP-N1), de Formação Inicial e Continuada em Poconé (104km de Cuiabá), receberam as Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR), em cerimônia realizada na quarta-feira (12), naquele município. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o IFMT, a Marinha do Brasil e a prefeitura municipal de Poconé.

A cerimônia aconteceu na sede do Sindicato dos servidores Públicos Municipais de Poconé (Sismup) e contou com presenças da Reitora substituta do IFMT, Gláucia Mara de Barros, do Pró-reitor de Ensino do IFMT, Carlos Câmara, do Auxiliar do Ensino Profissional Marítimo Terceiro-sargento Jardel Ximenes Castor, do comandante da Delegacia Fluvial de Cuiabá, Capitão de Corveta da Marinha Thiago Cristiano Muniz Santos, do prefeito de Poconé, Tatá Amaral, além de familiares dos alunos.

“Como Poconé é uma região turística entendemos que seria um ótimo lugar para realizarmos esse primeiro curso, que formou novos trabalhadores na área de turismo, habilitados a conduzir embarcações, pessoas que terão uma nova oportunidade de trabalho, uma nova profissão. Eles se sentiram motivados e nós, satisfeitos, de ver que o IFMT chegou em um município onde seus habitantes não precisaram sair para grandes centros em busca de capacitação”, afirmou a reitora substituta.

Com duração de 30 dias, o curso foi ministrado, gratuitamente, nos meses de setembro e outubro por instrutores do IFMT e da Marinha. Os participantes aprenderam uma série de conteúdos importantes à atuação profissional, como atividades de pesca; primeiros socorros e métodos de sobrevivência; operação, condução e segurança nas navegações; motores marítimos, prevenção e combate a incêndio; dentre outros.

“A atuação do servidor Saulo Nobre, com seu conhecimento prático de condução de embarcações, foi bastante reconhecida pelos alunos”, destacou o pró-reitor de Ensino Carlos Câmara. “A ação marca uma aliança promissora de frutos futuros. Esse é o primeiro curso oferecido em parceria com a Marinha, de um leque de diversas outras oportunidades de formação que ofertaremos juntos. Estão previstas formações em Alta Floresta e Barra do Garças, áreas de atuação da delegacia fluvial de Cuiabá”, completou Câmara.

Um dos benefícios para os pescadores a partir do recebimento das carteiras emitidas pela Marinha é a garantia de direitos trabalhistas durante o período de defeso nos rios de Mato Grosso, além da regularização junto ao órgão Marítimo e a autorização para condução de embarcações em águas brasileiras e internacionais.

Profissionalização – Monitor de recreação e passeios do Sesc, Rodilvani Marques de Souza contou que antes do curso ficava restrito às trilhas e passeios de bicicletas com os turistas do hotel. “Agora estou habilitado. E como eu, muitos outros se profissionalizaram sem pagar nada. É um curso caro para quem ganha um ou dois salários-mínimos. Estamos felizes e agradecidos. Os professores foram pacientes, dispostos a ajudar e os conteúdos nos ajudarão muito no dia a dia”, observou.

(Com infomações da Assessoria da prefeitura de Poconé)