Primeiros colocados do IFMT contam como foi rotina de estudo

Publicado por: Campus Rondonópolis / 17 de Janeiro de 2018 às 09:43

Para passar no processo seletivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) não basta ser bom apenas em matemática ou português. O aluno precisa dominar as duas matérias se quiser garantir uma vaga sem preocupação. E disciplina nos estudos é um dos ingredientes utilizados pelos primeiros colocados da prova deste ano.

A primeira colocada geral, Aline Gonçalves Lopes, 14 anos, acertou 36 questões das 40, ou seja, obteve 90% de acerto na prova. De acordo com a estudante o seu método de estudo foi utilizar os livros da escola e assistir vídeo aulas na internet.

Aline Lopes cursou o ensino fundamental em uma escola particular de Rondonópolis e optou pelo IFMT por considerar uma instituição de ensino de qualidade reconhecida. E o resultado da sua aprovação foi motivo de alegria para os pais. “O IFMT é reconhecido pela boa qualidade do ensino e boa formação de alunos. E todos [da minha família] ficaram muito contentes com a minha conquista”, disse.

A estudante, que optou pelo curso integrado de informática, disse ainda que gosta muito de estudar matemática, física e história. Mas como qualquer outra adolescente, também separa momentos para lazer, nos quais, gosta de assistir filmes e séries, além de ler.

Outro aluno que ficou bem classificado no processo seletivo foi Kaue Galvan Carini, 14 anos. O primeiro colocado no curso de Química e segundo colocado geral estudou parte do ensino médio em escola particular e parte na rede pública.

Para se preparar para o exame, Kaue Carini se baseou no conteúdo solicitado no edital. “Estudando de forma moderada, por exemplo, eu pegava o conteúdo de matemática e revia todo. E depois ficava treinando para lembrar de tudo para que na hora da prova eu ficasse com muita calma e analisasse bem as questões”, disse.

Antes do iniciar as aulas, o calouro de química adiantou que planeja estudar alguns conteúdos durante as férias. “Pretendo me dedicar o máximo ao estudo no IFMT, para tirar notas boas e aperfeiçoar mais os meus conhecimentos”.

Maurinéia Galvan Carini é a mãe do Kaue, e segundo o estudante, foi a pessoa que mais comemorou o resultado e ficou extremamente orgulhosa. “Minha mãe ficou mais feliz do que eu. Toda a minha família celebrou.  Sem dúvida, será uma experiência incrível”.