Pró-reitores reúnem-se no FORPROEXT e alinham a realização dos Jogos do Centro-Oeste (JIFCO) em Cuiabá

Publicado por: Reitoria / 15 de Agosto de 2016 às 14:30

Pró-reitores estiveram reunidos em Cuiabá-MT, nos dias 8 e 9 de agosto, para o FORPROEXT - Fórum de Pró-reitores dos Institutos Federais da Região Centro Oeste. O primeiro dia do evento foi sediado na Reitoria do IFMT e, o segundo, no Centro de Eventos Pantanal, durante a realização do IV WORKIF - Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT. A reunião do FORPROEXT teve como pauta a discussão de regulamentos e de temas pertinentes à extensão nos IFs, como a cultura, o Programa Mulheres Mil e a realização dos Jogos dos Institutos Federais - etapa Centro-Oeste (JIFCO).

Segundo o pró-reitor de extensão do IFMT, Levi Pires de Andrade, o FORPROEXT existe para que as pró-reitorias possam fazer uma discussão e interlocução sobre os temas da extensão que possam fortalecê-los em toda a região Centro-Oeste. "Nesta reunião, além de realizarmos um alinhamento sobre os Jogos, conhecemos os locais de competição, pudemos também buscar a unificação da nomenclatura das pró-reitorias, para que passem a ser chamadas pró-reitorias de extensão e cultura", afirmou o pró-reitor.

Um dos temas principais da reunião foi a realização dos JIFCO, que neste ano, acontece em Cuiabá-MT, de 12 a 16 de setembro. Para o representante do IFGoiano, o pró-reitor de extensão Sebastião Nunes da Rosa Filho, os Jogos são uma oportunidade de valorização de toda a Rede, pois o esporte contribui para a formação integral dos alunos. "Participar dos Jogos traz para os alunos toda uma mobilização visando o alcance de seus objetivos, de conseguir classificações para novas etapas, chegando até a etapa nacional", disse o pró-reitor, destacando ainda a importância do esporte na formação do atleta-estudante. "Nosso estudante projeta dentro dos anos em que está em nosso Instituto uma possibilidade de crescimento, de construir objetivos de médio e longo prazo, aprender a conviver melhor, a respeitar os adversários, fortalecer seus grupos e equipes, o que contribui para o fortalecimento da própria Instituição", afirmou.

No dia 9, os pró-reitores e professores de educação física visitaram os locais de competição em Cuiabá: Palácio das Artes Marciais, Complexo Esportivo Dom Aquino, Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva e Campus Cuiabá - Bela Vista. Serão disputadas 11 modalidades sendo quatro individuais – judo, natação, xadrez e tênis de mesa – e sete coletivas – futsal, futebol de campo, basquetebol, handebol, vôlei e vôlei de areia. O IFMT, por ser a sede, participa com as equipes campeãs no JIFMT e com equipes que representam os campi sede dos jogos. Os times vencedores dos JIFCO representam a região no JIF Nacional, que será realizado em outubro, em Brasília-DF.

Os Jogos dos Institutos Federais - etapa Centro-Oeste (JIFCO) estão sendo organizados pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá-MT, tendo como sedes os campi Cuiabá e Bela Vista. A organização prevê a participação direta de 500 pessoas sendo 400 atletas e 100 profissionais dos institutos Federais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília, Goiás e Goiano. “Estamos trabalhando para que o JIFCO 2016 seja um momento único de congraçamento e integração dos alunos e profissionais envolvidos”, afirmou o professor Levi Andrade, pró-reitor de extensão do IFMT.