Pró-Reitoria de Ensino do IFMT atua na organização de Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado

Publicado por: Campus Sorriso / 22 de Setembro de 2017 às 13:14

Durante esta semana, representantes das unidades que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estão reunidos em Brasília para um seminário nacional focado nos atuais desafios das instituições que ofertam cursos no Ensino Médio Integrado. E a pró-reitoria de Ensino do IFMT contribuiu para o formato final do evento. Segundo o pró-reitor de Ensino do IFMT, Carlos Câmara, “a pauta do evento tem como referência as discussões do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), que é um colegiado composto pelos pró-reitores de Ensino da Rede Federal do qual a pró-reitoria de Ensino do IFMT faz parte”.

Um dos pontos fortes do evento é a ampla discussão do impacto causado pela Lei nº13.415/2017, legislação que altera aspectos das diretrizes e bases da educação nacional, regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e que traz mudanças em outros textos legais que se relacionam com a temática do Seminário.

Câmara explica que os debates do Seminário orbitam o posicionamento de resistência que a Rede Federal tomou em efetuar novas mudanças em sua atuação como consequência das alterações legais recentes. “No entendimento do colegiado, a Rede Federal de EPT já contempla, e com muita qualidade, o que a nova legislação pede. Sim!,Os IFs já oferecem educação profissional de qualidade e gratuita, e isso precisa continuar acontecendo. Durante o Seminário estamos visualizando exemplos de sucesso que reforçam essa afirmação”, desabafa. Para o pró-reitor, é necessário reafirmar a identidade do Ensino Médio Integrado desenvolvido pelos Institutos Federais de todo o Brasil, sem alterações abruptas na forma ou no conteúdo em relação ao que já é ofertado pela Rede.

O reitor do IFMT, prof. Willian Silva de Paula vai além. “Há medidas que podem melhorar a aplicação do atual modelo. O fortalecimento das ações de formação no Ensino Médio Integrado pode ser incrementado. Mas isso depende de uma reforma nos critérios de investimentos em Educação. Entendemos que é um momento econômico delicado para as instituições. E nesses momentos, mais do que nunca, precisamos ter uma visão do que funciona e do que não funciona. As metodologias e os programas que funcionam, que dão resultados, têm que receber a devida contrapartida”, argumenta o reitor.