Seletivo para Cursos Técnicos Subsequentes inscreve a partir desta 2a feira (1º)

Publicado por: Reitoria / 1 de Outubro de 2018 às 13:52

Estarão abertas, a partir desta segunda-feira, 1º de outubro, até o dia 12 de novembro de 2018, as inscrições para o Processo Seletivo 2019/1 dos Cursos Técnicos Subsequentes do IFMT, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2019. Serão ofertadas 365 vagas, distribuídas em seis campi: Barra do Garças, Cáceres – Professor Olegário Baldo, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Primavera do Leste e Campus Avançado de Sinop.

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas reservadas ou às vagas de pela ampla concorrência. O IFMT reserva 60% das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

Para se inscrever o candidato precisa ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula. Ele deverá preencher eletronicamente todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, disponibilizados no endereço https://selecao.ifmt.edu.br/. O questionário visa a obtenção do perfil dos inscritos, a fim de subsidiar as políticas institucionais do IFMT e não terá interferência na classificação dos concorrentes.

Após preencher o questionário eletrônico, é necessário imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50,00, obrigatória para os que não forem contemplados com a isenção de pagamento de taxas de inscrição.

Isenção - Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá encaminhar uma lista de documentos, escaneados e salvos em formato PDF e arquivo único através de e-mail para o endereço: proen.dpi@ifmt.edu.br, ou protocolizar no Campus ao qual está concorrendo à vaga, no período de 1º de outubro até as 12h do dia 15 de outubro de 2018.

Os documentos solicitados para efetuar o pedido são: formulário de pedido de isenção, preenchido sem rasuras, assinado e datado no ato da inscrição; cópia do RG e do CPF; cópia do boleto bancário que comprova o preenchimento do formulário de inscrição. No boleto bancário, deverá constar o mesmo curso/turno do formulário de pedido de isenção; histórico escolar assinado, sem rasuras, legível e com identificação do responsável pela emissão, comprovando que cursou o ensino médio na rede pública de ensino e/ou declaração da instituição particular, informando que o candidato recebeu bolsa integral; relação das pessoas que compõem o núcleo familiar; comprovante de renda bruta familiar; cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade dos menores de 18 anos que compõem o núcleo familiar;

A divulgação da lista dos beneficiados da matrícula com isenção será divulgada no dia 19 de outubro. E o último prazo para protocolizar documentos referentes à solicitação de atendimento diferenciado é até as 17h do dia 12 de novembro de 2018.

Prova - A Prova do Processo Seletivo 2019/1 será realizada no dia 09 de dezembro de 2018, das 14 às 17 horas, horário da capital de Mato Grosso. As provas serão realizadas nas seguintes cidades, dentre as quais o candidato deverá optar no ato da inscrição: Araputanga, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Primavera do Leste, Rio Branco, Sinop e Vila Bela da Santíssima Trindade/MT.

Os endereços dos locais de prova serão divulgados na listagem a ser publicada no dia 21 de novembro de 2018 no endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br/. O gabarito da prova objetiva será divulgado até às 12 horas do dia 10 de dezembro de 2018, no site da instituição.

No dia 07 de janeiro de 2019, até as 17 horas, serão divulgadas dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no Processo Seletivo 2019/1; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

As matrículas dos aprovados na 1ª chamada serão realizadas de 14 a 16 de janeiro de 2019, das 8h às 11h e das 13h às 17 horas.

Para mais informações, veja a íntegra do Edital 87/2018, em anexo.