PROEN/DSPG disponibilizam videoconferência sobre prevenção ao suicídio

Publicado por: Reitoria / 9 de Outubro de 2017 às 11:39

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) em parceria com a Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (DSGP) informa que se encontra disponível a gravação da videoconferência realizada no dia 27 de setembro, acerca da prevenção ao suicídio, ministrada pela voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Isaura Titon.

Esta ação fez parte da Campanha Setembro Amarelo, “a vida sempre merece uma chance”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso e também teve como objetivo contribuir para a construção de uma Política de Educação em Saúde para o Instituto.

Participaram da webconferência vários campi entre eles: Bela Vista, Cuiabá Octayde Jorge, Campo Novo dos Parecis, Guarantã do Norte, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, e Tangará da Serra. A conferência reuniu a comunidade acadêmica dos campi e interessados na temática da reitoria para dirimir dúvidas e promover a discussão deste tema tão atual e considerado um tabu na sociedade que é o suicídio.

A palestrante enfatizou a importância de uma escuta empática ou amorosa, sem julgamentos, e de fazer reflexões a respeito da construção de relações mais profundas entre as pessoas.

“A prevenção do suicídio é aquele cuidado amoroso para todos que a gente convive, para aquele que se isola aquele que está desconectado, para a família, passar a olhar como seres humanos. É preciso amor, coração, criar relações fortes, de confiança”, ressaltou Isaura Titon.

O CVV funciona 24 horas por telefone e procura ajudar o outro fazendo uma escuta respeitosa, amorosa, que ajuda no processo de autoconhecimento. É importante salientar que em casos de tentativa de suicídio é necessário intervenção/acompanhamento de um profissional psicólogo e/ou psiquiatra.

Acesse o link para gravação da videoconferência: https://youtu.be/21vmh_Ia2Zc

A PROEN e a DSGP informa que o início da gravação está faltando devido um problema técnico na ferramenta.