PROEX realizou Fórum de Dirigentes de Extensão do IFMT e Curso de Elaboração de Projetos

Publicado por: Reitoria / 11 de Abril de 2016 às 17:24

A Pró-reitoria de extensão (PROEX) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizou, no período de 5 a 7 de abril, o Fórum de Dirigentes de Extensão do IFMT e o Curso de Elaboração de Projetos de Extensão. A abertura teve a presença do diretor de planejamento executivo do IFMT, Willian de Paula, representando o reitor do IFMT, José Bispo Barbosa. O evento foi coordenado pelo pró-reitor de extensão, Levi Pires de Andrade, e contou ainda com a participação dos pró-reitores de ensino, Ghilson Ramalho Correa, e de pesquisa e inovação, Wander Miguel de Barros.

O evento aconteceu no Campus Cuiabá - Bela Vista e reuniu coordenadores da área de extensão de todos os campi da instituição. O principal tema do Fórum foram os editais de extensão (neste ano serão três), que foram amplamente discutidos pelos coordenadores a fim de definir o texto dos editais e as melhores estratégias para o desenvolvimento das ações extensionistas no IFMT.

Segundo o diretor de extensão do IFMT, Elson Santana, "o tema central do evento foi a construção de editais que garantam a institucionalização de ações de extensão; a prática de indissociabilidade com o ensino e pesquisa e, o aumento, mesmo em ano de crise, da oferta de projetos de extensão em cada um dos Campi do IFMT", explicou o diretor.

No dia 7 foi realizado o Curso de Elaboração de Projetos de Extensão, ministrado pelo professor doutor João Vicente Neto, diretor-geral do Campus Avançado de Lucas do Rio Verde. A ação visa a formação de multiplicadores que possam atuar em seus campi na área metodológica da elaboração de projetos. "A capacitação em elaboração de projetos é um evento que objetiva o aprimoramento da redação de projetos e consequentemente incremento na captação de recursos externos", afirmou ainda Elson.

Temas do evento - Durante o Fórum, foram discutidos ainda temas abrangentes, como a realização dos Jogos do IFMT, programado para o período de 12 a 17 de junho, em Tangará da Serra; os Jogos dos Institutos Federais - etapa Centro-Oeste; regulamentos em desenvolvimento; egressos; o planejamento 2016 da PROEX e campi; apresentação da ações extensionistas nos campi; incubadora de empresas Ativa; gestão de atividades culturais e outros.

Quanto aos editais, foi definido que serão três lançados: um edital de extensão - relação escola-comunidade, com seleção de 4 projetos por campus, em áreas diversas, como cultura, arte, esporte, tecnologia, serviços, eventos, sustentabilidade e outros, com apoio de bolsa-auxílio para professor coordenador e aluno bolsista; um edital de fluxo-contínuo a ser gerido pelos campi, com projetos de livre iniciativa; e um edital de educação extensionista, com seleção de 7 projetos por campi e 4 por campi avançados - nestes, as ações deverão estar relacionadas com o ensino, envolvendo todos os alunos de uma turma, dentro da carga horária de uma disciplina, em uma ação que vise o desenvolvimento comunitário; neste, a PROEX/IFMT concederá auxílio financeiro ao desenvolvimento do projeto.

Maiores informações sobre os temas abordados podem ser obtidas nas coordenações de extensão dos campi ou na PROEX/IFMT, telefone (65)3616-4135.