Professor do Campus Avançado de Guarantã do Norte publica trabalho científico experimental em revista internacional

Publicado por: Reitoria / 25 de Fevereiro de 2021 às 09:16

O professor Dr. George Laylson da Silva Oliveira, coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia, do Campus Avançado de Guarantã do Norte, e líder do grupo de pesquisa LEPTOX-F (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia e Farmacologia), é um dos autores de um artigo de pesquisa científica experimental que foi publicado em uma importante revista científica internacional “Antimicrobial Agents and Chemotherapy® (AAC)”, pertencente à American Society for Microbiology.

O estudo publicado on-line (Therapeutic effect of diminazene aceturate on parasitic blood fluke Schistosoma mansoni infection), pela Antimicrobial Agents and Chemotherapy® (AAC), destaca que aceturato de diminazeno tem atividade anti-helmíntica contra o trematódeo intravascular Schistosoma mansoni. Os resultados morfológicos obtidos por microscopia confocal de varredura a laser revelaram significativas alterações tegumentares em S. mansoni adultos, bem como uma diminuição significativa da carga parasitária e no número de ovos em camundongos com infecção crônica por S. mansoni.

Uma vez que o fígado é o principal órgão afetado pela infecção por S. mansoni, foi verificado que o aceturato de diminazeno induziu uma diminuição considerável na hepatoesplenomegalia e nos níveis de ALT/AST, sugerindo que o aceturato de diminazeno pode melhorar a lesão hepática. Apesar de ser um composto quimioterápico usado para o tratamento da tripanossomose em animais, o aceturato de diminazeno demonstrou uma importante eficácia terapêutica contra a esquistossomose, uma doença que acomete mais de 200 milhões de pessoas no mundo.

A revista Antimicrobial Agents and Chemotherapy tem fator de impacto maior que 4 e Qualis A1 para diversas áreas como Biotecnologia, Farmácia, Interdisciplinar, Saúde Coletiva e Química.

O professor Dr. George Laylson da Silva Oliveira destaca que a publicação é resultado de uma parceria acadêmica e, por isso, agradece a todos os pesquisadores colaboradores envolvidos, principalmente ao prof. Dr. Josué de Moraes, do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas da Universidade Guarulhos (SP), e ao prof. Dr. Rivelilson Mendes de Freitas (in memoriam).

Saiba o que é esquistossomose

Conhecida como uma doença prevalente em áreas tropicais e subtropicais, a esquistossomose afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Popularmente conhecida como barriga d'água, xistose ou doença do caramujo, a esquistossomose atinge principalmente comunidades carentes, sem acesso a água potável e sem o saneamento adequado. Se não for tratada adequadamente, a esquistossomose pode evoluir e provocar complicações graves, levando à morte.

De acordo com a coordenadora-geral substituta de Doenças em eliminação do Ministério da Saúde, Jeann Marie Marcelino, a esquistossomose está relacionada diretamente com certos hábitos de vida. “É uma doença relacionada com a falta de saneamento básico e uso da água doce para lazer ou para trabalho, como pescadores e mulheres que lavam louças na beira do rio”, esclarece.

A principal forma de ser infectado pelos vermes causadores da esquistossomose é entrando em contato com água doce com caramujos infectados. Quando uma pessoa entra em contato com essa água contaminada, as larvas penetram na pele e ela adquire a infecção.

Fonte: Blog da Saúde - Ministério da Saúde

Informações sobre o artigo:

DOI: https://doi.org/10.1128/AAC.01372-20
Publicado por: American Society for Microbiology