Parceria entre IFMT e Universidade de Huelva gera artigo em revista científica Qualis A1

Publicado por: Reitoria / 11 de Outubro de 2018 às 17:17

O reitor do IFMT Willian Silva de Paula recebeu, na tarde desta quinta-feira (11) em seu gabinete, os professores Jeferson Gomes Moriel Junior, do IFMT, e José Carrillo, da Universidade de Huelva, na Espanha, que tiveram o artigo intitulado “Uma meta-análise sobre conhecimento para ensinar Divisão de Frações” aceito para publicação em uma importante revista em educação Matemática no Brasil – Qualis A1.

Os autores explicam que o artigo sintetiza o conhecimento que um professor precisa para ensinar um determinado conteúdo nos seis aspectos propostos pelo MTSK (na sigla em inglês), a Teoria do conhecimento especializado de professores de matemática: o conhecimento dos tópicos, da relação entre eles, da prática da Matemática, do ensino, da aprendizagem e das normas de aprendizagem no Brasil.

“Isso é algo que o pesquisador tem que fazer ao invés de pedir para que o professor, a cada conteúdo que for ensinar faça esse levantamento. Analisamos mais de 60 estudos para chegar a essa síntese. E não dá para que todo professor na escola, todo dia faça uma revisão dessas para ensinar um conteúdo que necessita ministrar. Então esse é o papel da academia, dos mestrandos e é nesse sentido que vai o nosso trabalho,” detalhou o professor Moriel.

O reitor Willian de Paula destacou o compromisso da instituição com a área de pesquisa e o estreitamento de laços com outras instituições dentro e fora do Brasil. “O professor José nos traz a oportunidade de desenvolver a pesquisa no ensino das ciências, na área de Matemática e já indo para outras áreas, como Física e Química, através dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos nossos mestrados. Uma parceria com essa grandiosidade é de suma importância para fortalecer e ampliar os nossos programas de mestrado”, ressaltou o reitor.

Teoria do MTSK – O professor Moriel lembrou o início do trabalho com o professor Carrillo, em 2014, quando, por ocasião do seu doutorado na Espanha, teve o autor do modelo como coorientador.

“Hoje temos uma linha de três professores que trabalham com esse modelo, o conhecimento especializado de professores, o da Matemática, a teoria do MTSK, criada pelo professor Carrillo e seu grupo, e também estamos fazendo pioneiramente a transposição desse modelo para a Física e a Química”, explicou.

Para o professor Carrillo, que participará de quatro bancas de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN), a visita ao IFMT segue a linha de outras já realizadas anteriormente e é a continuidade do apoio a um trabalho de pesquisa científica que vem sendo desenvolvido conjuntamente.

“Temos o propósito de firmar um acordo entre o IFMT e a Universidade de Huelva para reforçar esse trabalho de investigação conjunta que já vem sendo realizado”. “Com o convênio teremos a possibilidade de intercâmbio mais formalizado entre mestrandos de lá e daqui e doutorandos de lá e daqui, quando os tivermos”, completou o professor Moriel.