Professora do IFMT Várzea Grande faz pré-lançamento de livro-dissertação com concerto de choro baseado na obra

Publicado por: Campus Várzea Grande / 22 de Abril de 2019 às 14:13

Amanhã, dia 23 de abril de 2019, a Professora de Artes do IFMT Campus Várzea Grande, Grazielle Mariana Louzada de Souza, faz pré-lançamento de seu livro-dissertação “De Nova Cara o Velho Choro”, junto ao show "Viva o Choro", baseado em sua obra. Segundo Grazielle, "o livro apresenta um panorama dos elementos musicais intrínsecos ao gênero tradicional e aponta o importante papel que arranjadores, compositores como Hermeto Pascoal, Guinga e Hamilton de Hollanda, grupos regionais e jazz bands tiveram para as mudanças interpretativas e estruturais do Choro".

A autora ainda aponta a importância da performance, improvisação, profissionalização dos músicos e da influência da indústria fonográfica nessa mudança. As músicas do espetáculo foram escolhidas por conterem os elementos musicais característicos do choro e suas inovações. O livro está a venda na editora Edufmt, e o lançamento com outros autores acontecerá dia 17 de maio, no Centro Cultural da UFMT.

O SHOW: Orquestra Cuiabana de Choro reverencia Cuiabá em espetáculo

Com o mote "Viva o Choro", a Orquestra Cuiabana de Choro, vinculada ao programa de extensão "UFMT Com a Corda Toda", coordenado pelo professor Oliver Yatsugafu, homenageará os 300 anos de Cuiabá no espetáculo que será realizado na terça-feira (23), dia do choro, a partir 20h, no Teatro Universitário. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço, e os ingressos começarão a ser distribuídos uma hora antes na bilheteria do local.

Segundo o diretor artístico do espetáculo, Andrew Cunha de Moraes, a proposta, além de homenagear Cuiabá, é apresentar um concerto baseado no livro "De Nova Cara o Velho Choro", dissertação de mestrado defendida por Grazielle Mariana Louzada de Souza e orientada pela professora Teresinha Rodrigues Prada Soares junto ao Programa de Pós-graduação em Estudo de Cultura Contemporânea (PPG-ECCO).