Professores do Campus Confresa publicam e-book com estratégias para ensino de Ciências

Publicado por: Reitoria / 21 de Maio de 2018 às 15:08

"Estratégias didáticas voltadas para o ensino de ciências: experiências pedagógicas na formação inicial de professores" é o título do livro lançado durante a I Feira Literária: “Leituras existentes, possíveis e necessárias”, realizada nos dias 18 e 19 de maio no IFMT Campus Confresa.

O livro digital propõe-se a discutir as estratégias de ensino como um dos elementos que constituem o processo educativo e é fruto das atividades desenvolvidas por estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia, Física e Ciências da Natureza – Habilitação em Química, ofertados pelo campus Confresa. A obra foi organizada pelos professores Marcelo Leão, Mara Dutra e Ana Cláudia Alves e contou com a colaboração dos professores Thiago Lopes e Samira Ramos.

A obra apresenta reflexões sobre diversas estratégias de ensino, entre elas, a elaboração de paródias, mapas conceituais, grupo de observação (G.O), grupo de verbalização (G.V), júri simulado, jogos didáticos, adaptação dos jogos empresariais, estudos em pequenos grupos, palestra, fórum de discussão, portfólio, estudo de caso e utilização de filmes cinematográficos para ensinar ciências da natureza.

A publicação do e-book foi viabilizada com subsídios do Projeto de Pesquisa “Elaboração de materiais didáticos e de estratégias de ensino inovadoras para o ensino de ciências”, aprovado no Edital 033/2016.

Acesse, em anexo, o conteúdo completo da obra.