Professores do Campus Cuiabá – Bela Vista têm projetos contemplados com recursos financeiros da Fapemat

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 21 de Maio de 2021 às 14:46

Dois professores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista tiveram projetos contempladas com recursos financeiros da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Juntos, os projetos representam um investimento de quase R$ 200 mil em extensão e pesquisa desenvolvidos no âmbito do Campus Cuiabá – Bela Vista em conjunto com outras instituições de ensino.

O projeto de pesquisa “Microbiota nativa e fixação de Nitrogênio no aumento de produtividade de alimentos em propriedades gerenciadas por mulheres no Mato Grosso” é desenvolvido pela professora Sandra Mariotto e foi contemplado pelo Edital FAPEMAT Nº. 005/2021 - Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra, que teve resultado parcial divulgado recentemente.

De acordo com a professora, sua pesquisa tem como objetivo identificar a diversidade de bactérias fixadoras de nitrogênio em propriedade rural de monocultura (fazenda) e pequenas propriedades de agricultura familiar gerenciadas por mulheres. O foco é selecionar possíveis cepas mais resistentes aos solos do cerrado mato-grossense para aplicação como inoculantes, em substituição aos adubos químicos. “Além de valorizar a força da mulher no campo, [o edital] valoriza a atuação científica feminina na engenharia e biotecnologia, possibilitando financeiramente essas e outras pesquisas”, destacou Sandra Mariotto.

Já o projeto de extensão tecnológica “Conservação e uso de leveduras pantaneiras no desenvolvimento de pães fermentados” é desenvolvido pelo professor Demétrio Abreu de Sousa e foi contemplado pelo Edital FAPEMAT Nº. 003/2021 – Extensão Tecnológica – Conhecimento a Serviço da Sociedade.

O projeto é desenvolvido pelo professor Demétrio em conjunto com o professor Marcos Antonio Soares da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e os professores Daryne Lu Maldonado Gomes da Costa, Cristiane Lopes Pinto Ferreira e James Moraes de Moura também do Campus Cuiabá – Bela Vista. “Trata-se de um projeto que engloba a área de microbiologia, química e tecnologia de alimentos. O convite para elaboração foi feito pelo professor Soares, que nos procurou para fazer essa parceria acreditando que um projeto multidisciplinar e interinstitucional teria maior impacto e viabilidade”, destacou Demétrio.

O objetivo do projeto é conhecer e preservar parte da diversidade de leveduras associadas a flores do Pantanal, e entregar à sociedade linhagens com capacidade fermentativa para a fabricação de pães. “Queremos divulgar a diversidade biológica de agentes de fermentação fora do usual encontrados na região pantaneira. A partir disso vamos ver o potencial de fermentação desses organismos como produto para produção de pães fermentados”, explicou.

Para o coordenador de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Cuiabá – Bela Vista, Deiver Teixeira, os projetos contemplados nestes editais mostram o potencial das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Campus Cuiabá – Bela Vista. “Estamos no início dos trabalhos para impulsionar ainda mais a pesquisa desenvolvida no nosso campus, temos professores e técnicos extremamente capacitados e que entendem a importância da pesquisa e extensão”, destacou.

O diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Jairo Aquino, parabenizou os professores e ressaltou a importância da pesquisa e extensão. “A filosofia base do Instituto Federal é o trabalho sempre unido entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Esta foi e sempre será nossa prioridade. Parabéns a todos os servidores envolvidos pelo empenho e dedicação à produção científica”.