Professores do Campus Cuiabá contribuíram com um capítulo no livro “Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: cenário nacional e experiências didáticas"

Publicado por: Reitoria / 13 de Junho de 2017 às 08:47

Os professores de Língua Espanhola do Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Egle Carrilo de Faria e Rodney Mendes de Arruda, integraram o livro "Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: cenário nacional e experiências didáticas", organizado pelo professor Dr. Antonio Ferreira da Silva Júnior, do Cefet/RJ.

O livro é uma coletânea de artigos escritos por professores dos Institutos Federais de todos os estados do Brasil. Ele foi lançado durante o Simpósio “Ensino de Espanhol nos Institutos Federais”, nos dias 01 e 02 de junho de 2017 no CEFET/RJ.  O livro pode ser adquirido pelo link https://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=899

Segundo a professora Egle Carrilo de Faria, os professores do Campus Cuiabá receberam o convite do professor Antônio Ferreira da Silva Júnior, organizador do livro e escreveram um artigo, que é o Capítulo 17 do livro: "La enseñanza de Lengua Española en el IFMT - Campus Cuiabá: trayectoria y perspectivas", de autoria dela e do professor Rodney Mendes de Arruda.

“Neste artigo apresentamos um panorama histórico do ensino de língua espanhola no campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, assim como nossos anseios e perspectivas com relação ao futuro desta disciplina”, conta Egle Faria.

A professora Egle Faria afirma que a publicação do livro é uma publicação importante para a história do ensino da língua espanhola no Brasil, principalmente pelo enfoque dado ao ensino do espanhol na educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais. “Esta edição é importante também como demarcação de resistência, demonstrando a produtividade da língua, em tempos de ameaça quanto à sua permanência na matriz curricular, como discutido no ano passado”, destaca a professora.

A professora ressalta que esta obra apresenta várias discussões e experiências, “há a abertura para que o conjunto de professores de Espanhol do IFMT concretizem seu objetivo de realizar um evento para socializar e discutir as questões da área”. Ela destaca que o livro será disponibilizado em breve, para a biblioteca do campus para acervo.

Ascom/Reitoria/IFMT