Professores do IFMT Juína desenvolvem projeto educacional com indígenas da etnia Cinta Larga

Publicado por: Campus Juína / 4 de Junho de 2018 às 17:06

A convite do Coordenador técnico local da etnia cinta larga, Vagner Campos Araújo, professores do campus Juína fizeram uma visita à comunidade indígena, a intenção é buscar formas de aproximar os indígenas daquela etnia com o IFMT. Estiveram no local os professores Lourismar Martins (responsável pelo projeto), acompanhado da coordenadora de extensão Thais Vasconcelos e do professor Fabrício Ribeiro, a partir da visita os professores desenvolverão um projeto com a comunidade.

O projeto "Prepara Cinta Larga" será um curso preparatório para os discentes da etnia Cinta Larga no IFMT Campus Juína, aumentando as chances de ingresso de membros daquela comunidade nos cursos técnicos integrados ao nível médio e superior ofertados pela instituição.

O projeto tem como principais missões; levar esperança e educação até a aldeia Rio Seco, distante 105 km da sede do Município. A distância da cidade e a não oferta de ensino médio em sua comunidade, fez com que a totalidade dos jovens da aldeia, parassem seus estudos ainda no ensino fundamental, tendo em vista que os custos de morar e estudar na cidade são altos e seus ganhos são muito baixos.

A iniciativa surgiu de uma demanda trazida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), acompanhado da comunidade Cinta Larga, solicitando um curso preparatório para o ingresso de seus discentes no IFMT Campus Juína, tendo em vista que esta instituição possui assistência aos estudantes indígenas, dando alojamento e alimentação para os ingressantes no ensino técnico integrado ao nível médio, e ao mesmo tempo, para os alunos ingressantes nos cursos superiores, a instituição poderá ofertar ajuda de custo para bancar a alimentação e a moradia na cidade. O projeto será executado no período de 18/06/2018 à 17/12/2018, parte na aldeia e outra parte no IFMT.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Lourismar Martins "durante o projeto os estudantes da comunidade passarão por aulas de reforço e nivelamento, garantindo que possam participar do processo seletivo para ingresso no IFMT com chances iguais aos estudantes das escolas da cidade, o objetivo é promover a inclusão" destacou Lourismar.

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)Campus Juína, oferta os cursos técnicos em Agropecuária, Meio Ambiente e Comércio, ambos integrados ao nível médio, além de ofertar os cursos superiores em Matemática, Biologia e Administração.