Professores do IFMT lançam exposição “Entrelaçando olhares - IFMT e o povo Bakairi no município de Paranatinga”

Publicado por: Reitoria / 12 de Junho de 2017 às 07:45

Os professores do Campus Primavera do Leste, Alexandre Cesário, Dagoberto Rosa de Jesus, Itamara dos Anjos, Rosane Abreu e Weslley Siqueira, e a professora da rede estadual de ensino, Rosa Bakairi, têm o prazer em convidar a comunidade acadêmica do IFMT para a exposição “Entrelaçando Olhares – IFMT e o povo Bakairi no município de Paranatinga”, que ocorre no dia 14 de junho, às 19 horas, nas dependências do campus.  A atividade será certificada em 4 horas e a inscrição será feita na data e local do evento.

A atividade é fruto do Projeto de Extensão de mesmo nome que contará com mostra de fotografias, xilogravuras, vídeos e conversações sobre a visita à Aldeia Paikum, realizada em dezembro de 2016.

O Campus Primavera do Leste tem como possibilidade o estudo de diversas culturas, suas manifestações e saberes. Nessa perspectiva, o projeto objetivou proporcionar aos estudantes e aos envolvidos, noções básicas sobre as culturas da região, pensando a valorização da diversidade cultural, étnica e ambiental que circunda.

Para a professora e coordenadora do projeto, Itamara Oliveira, “o estudo do meio foi importante e proveitoso. A realidade de outras pessoas pode ser bem diferente da nossa, mas tem problemas como a nossa. Esse momento vai ser válido para quando estivermos bem mais velhos e lembrarmos que estivemos aqui, na aldeia, e que participamos com as pessoas que tem dores e alegrias como nós.”

Participaram do projeto de extensão os estudantes e colaboradores: Adrielly Almeida Oliveira, Agatha Gabrielly Bartolomeu Xavier, Ana Luiza Roza Lorenzzon, Daniele Almeida Tapia, Daniele Bersch de Oliveira Campos, Felipe Augusto Sponchiado, João Victor Cardoso, Laryssa Keltyn Evangelista Santos, Leonardo Victor Zolet, Letícia de Sá Siqueira, Lucas da Silva Flores, Maria Antonia Barros, Maria Eduarda de Freitas Escame, Mariana Passinato Ormond, Rafaella Rodrigues Marques, Thiago Martins Kriger, Gabriel Macedo, Alexandre Tavares da Silva, e o motorista Adriano Eugenio da Silva.

Sobre o povo Bakairi

Habitantes também da Terra Indígena Bakairi, no município de Paranatinga-MT, abaixo da confluência do Rio Verde com Rio que recebe o mesmo nome do município, o povo tem em seu berço mítico um Salto. Segundo dados do Siasi/Sesai (2014), a população de autodenominação Kurâ tem 982 habitantes. A aldeia em que a visita foi realizada, uma entre as mais de dez que compõem a Terra Indígena, fica a aproximadamente 270 km de Primavera do Leste – MT. Os Bakairi ao passo que adentraram ao mundo do consumo dos não indígenas ainda mantêm seu modo de vida baseado em tradições, principalmente no que concerne a cosmologia de seu povo.