Profissionais da SEMA, SAMA e MPE visitam área do IFMT Campus Sorriso que deve sediar a Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS)

Publicado por: Campus Sorriso / 10 de Outubro de 2017 às 13:59

Na tarde de quarta-feira (04/10), técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), do Ministério Público Estadual (MPE) e o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso realizaram uma visita à Fazenda Experimental do IFMT. A visita está relacionada ao projeto de implantação de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) na área, que pertence ao Instituto Federal.

“Pela manhã estivemos em uma reunião com o prefeito de Sorriso para apresentar o projeto do CRAS, e às 14h tivemos outra reunião, essa no Ministério Público Estadual. Entregamos o projeto para a Dra. Fernanda Pawelec e discutimos as próximas etapas do processo de implantação dessa unidade”, comenta o diretor-geral do IFMT Campus Sorriso, prof. Claudir Von Dentz.

O diretor acrescenta que o projeto já conta com o primeiro compromisso financeiro firmado para que saia do papel. A unidade deverá ter 1,4 mil m², contemplando clíncia veterinária, área de quarentena, necrotério, alojamentos, biotério, cozinha veterinária, depósito de resíduos, refeitório e bloco administrativo. A construção do CRAS demandará um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões de reais. Segundo Von Dentz, o dinheiro foi viabilizado pelo MPE, com origem na iniciativa privada, e é consequência de ações que se referem a violações à legislação ambiental.

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres deve receber, triar e destinar animais silvestres provenientes de apreensões em ações de fiscalização, entregas voluntárias ou resgate. As atividades que poderão ser realizadas no espaço são estipuladas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Está sendo construído um convênio entre as instituições envolvidas. Entre outras cláusulas, o texto inicial prevê que a SEMA fornecerá mobiliário e insumos para manter a estrutura do Centro de Reabilitação; ao IFMT caberá ceder a área necessária ao funcionamento do CRAS e desenvolver atividades de aprendizagem prática no espaço; o MPE providenciará a viabilização de recursos financeiros para a edificação das estruturas necessárias, por meio de Termos de Ajustamento de Conduta; e a Prefeitura assumirá a elaboração dos projetos técnicos e arquitetônicos, bem como a mão-de-obra necessária para a operacionalização do empreendimento.