Programa de Pós-graduação em Ensino do IFMT e Unic tem 1ª defesa de Mestrado

Publicado por: Reitoria / 14 de Maio de 2018 às 16:47

O Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em rede com a Universidade de Cuiabá (Unic) realizou, na tarde de sexta-feira (11), no auditório de projeções audiovisuais do IFMT - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge Silva, a primeira defesa pública de dissertação de mestrado do PGEn/IFMT/UNIC.

A dissertação intitulada “Gênero Policial, o mistério na formação de leitores e as pistas para a escrita criativa em sala de aula”, foi defendida pelo mestrando Marcos Aparecido Pereira, professor do IFMT Campus Cáceres, sob a orientação do professor Epaminondas de Matos Magalhães (PPGEn/IFMT/Unic) e com banca externa formada pelos professores, Marinei Almeida (Unemat) e Rosemar Coenga (PPGEn/IFMT/Unic).

Para o coordenador do PPGEn/IFMT/UNIC, Jeison Jader Melo a primeira defesa de mestrado de um curso perene, do próprio campus, representa o amadurecimento de um campus centenário. “É um dia histórico. Essa defesa marca a história do Cuiabá Octayde. A partir de agora começaremos novas defesas. Esse é o primeiro da turma de 20 alunos de 2016. Já temos mais 20 da turma 17 e outros 32 da turma 2018. São 72 no total”, afirmou.

Jeison também destacou a importância do programa para a verticalização do ensino dos institutos federais. “Recebemos alunos no Ensino Médio, que tem a perspectiva de prosseguir para uma graduação e agora para a pós-graduação neste programa de mestrado. Queremos que dentro de alguns anos eles também possam sair daqui com o título de doutor”, planeja o coordenador.

Representando o reitor Willian de Paula, a diretora de Graduação Marilane Costa considerou que para o IFMT, que tem sido referência na educação profissional, a primeira defesa de mestrado da instituição consolida uma nova fase, “iniciada com a ampliação dos institutos, que continuam firmes com a educação técnica e tecnológica e, agora, também com a pós-graduação. É um programa novo, que vem cumprindo as exigências da Capes e se firmando pela qualidade”, avaliou Marilane

O professor Rosemar Coenga classificou o dia de ‘celebração acadêmica’ para os docentes das duas instituições. “Este é um momento singular e nos remete à aprovação do projeto pela Capes”, lembrou. A parceria entre a Unic e o IFMT se deu, segundo a professora Cilene Antunes Maciel, coordenadora do programa pela Unic para que o programa fosse isento de mensalidade, ampliando, assim, o acesso àqueles com menores condições financeiras.

“É um mestrado que dá oportunidade aos educadores e profissionais liberais de todas as áreas de trabalhar não apenas a educação formal mas o ensino de forma ampla. Estamos coroando o que se propõe um mestrado, ter um trabalho de pesquisa, bem elaborado, apresentado oficialmente para que essa defesa possa repercutir em outras e o programa perdurar”, completou.

Sala de aula - O mestrando Marcos Pereira considerou “uma grande responsabilidade representar o programa, os professores e todo o investimento feito até hoje. Estou feliz em poder contribuir e servir de referência às outras turmas. Em relação à pesquisa quis trazer algo prático, que pudesse ser usado em sala de aula. Fiz um trabalho de incentivo à leitura e à produção escrita do gênero policial com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Eles tiveram contato com diversas obras do gênero e a rica oportunidade de produzir um conto,” detalhou o pesquisador.

Para Marcos, o principal desafio da docência atual é entender melhor o universo dos estudantes, “ouví-los, dar mais espaço para que expressem toda a sua criatividade e potencial em sala de aula. Ás vezes nós, professores, nos esquecemos de que o aluno tem muito a oferecer”, pontuou.

Diferentemente dos adultos, que buscam a leitura porque de alguma maneira a vida melhora pelo contato com os livros, por meio, por exemplo, de ganhos salariais, o jovem não tem essa mesma motivação. “O interesse deles precisa ser construído e alimentado. Letramento literário é para a vida, para além da sala de aula”, ensinou.

Marcadores: ifmt_1 ppgen