Programação do Outubro Rosa do IFMT conta com palestra, iluminação especial e campanha inédita de arrecadação de lenços

Publicado por: Reitoria / 11 de Outubro de 2017 às 16:06

Servidores da reitoria do IFMT aderem a Campanha Outubro Rosa e participam de foto oficial na fachada do prédio

Uma palestra para os servidores da Reitoria e dos Campi Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Cuiabá – Bela Vista e Várzea Grande, marcará, na segunda-feira (16/10), o início oficial da Campanha Outubro Rosa, de conscientização para o câncer de mama. Na última terça-feira (03/10), os servidores da Reitoria que desejassem aderir a Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, puderam retirar sua camiseta no Núcleo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalho (NSSQVT/IFMT). A foto oficial com todos os servidores foi registrada nessa segunda-feira (09/10), na entrada do prédio da Reitoria.

Este ano a programação no IFMT será ampla, incluindo também, iluminação especial e uma campanha inédita de arrecadação de lenços para doação a pacientes de instituições de combate à doença. A organização das atividades é do Núcleo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalho (NSSQVT/IFMT).

“O IFMT busca se envolver em todas as questões que contribuem para sermos uma sociedade mais humanizada e fraterna. Como uma instituição voltada à educação todas as nossas ações podem ser educativas, ensinar a prevenção e contribuir para a superação dessa doença. Vestimos rosa em respeito à campanha e em solidariedade e apoio às pacientes”, afirmou a reitora substituta Gláucia Mara de Barros.

A palestra será às 14 horas, no auditório da Reitoria e terá a participação de mulheres que enfrentaram a doença, trazendo informações sobre a importância da prevenção e do autocuidado.

O lançamento da campanha de doação de lenços, “Solidariedade com charme”, foi no dia 11. E o encerramento está previsto para o dia 31, ocasião em que os lenços arrecadados serão doados à pacientes do Instituto de Tumores e Cuidados Paliativos de Cuiabá e do Hospital do Câncer.

Além da conscientização por meio de palestra, a ideia é partir para uma ação mais prática e com algum retorno à comunidade afetada, informou a enfermeira do trabalho, Karla Almeida.

“Não bastasse enfrentar a doença as mulheres ainda tem que lidar com a alopecia (queda de cabelo), que tanto compromete a autoestima feminina. A ideia desta campanha de doação de lenços é arrecadar um bom número e doá-los às pacientes neste momento de fragilidade física e emocional”, explicou a enfermeira.

Já aderiram à campanha dos lenços os campi Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Cuiabá- Bela Vista, Várzea Grande e Pontes e Lacerda.