Projeto Arte no Campus recebe a Escola Municipal Benjamin Padoa

Publicado por: Campus Alta Floresta / 9 de Julho de 2019 às 16:07

O Projeto de Extensão “Arte no Campus: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais no IFMT - Alta Floresta” tem por objetivo aproximar o Instituto da comunidade externa através da arte e da cultura, promovendo o encontro das atividades e obras artísticas desenvolvidas no Campus com estudantes do município, sobretudo os que estão cursando o 9° ano do Ensino Fundamental.

Dessa forma, os estudantes do 9° ano da Escola Municipal Professor Benjamin Padoa, receberam o convite do docente Eduardo Machado, coordenador e responsável pelo Projeto de Extensão, para assistirem a um ensaio aberto do espetáculo “Agro Negócio”, texto de Marco Catalão, encenado pelo grupo de Teatro Fulcro Abstração. A atividade foi realizada no dia 24 de junho de 2019 e, na ocasião, os estudantes do Ensino Fundamental também tiveram a oportunidade de explorar o Campus, suas atividades e conhecer as possibilidades de estudos ofertadas pela rede de Ensino Federal em específico o Campus Alta Floresta, sendo conduzidos pelas dependências da instituição pelo Professor Welismar Almeida Silva, coordenador do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, e pela Professora Lourdes Freitas, integrante da equipe do Projeto Artes no Campus.

Após este primeiro momento, os estudantes se dirigiram ao Laboratório de Artes Cênicas, onde puderam assistir ao ensaio aberto do grupo de teatro. O espetáculo apresentado, que está em processo de criação e tem estreia prevista para 28 de agosto, trata das relações de trabalho no universo do agronegócio, notadamente, no setor da cana-de-açúcar.

Para Otávio Zeri Gonçalves, estudante do 9° ano na Escola Benjamin Padoa, “os alunos que apresentaram o teatro demonstraram uma imensurável polidez em suas falas. Debatemos e destacamos tanto a performance dos atores quanto o tema retratado na peça. Também gostei do acolhimento e apresentação do instituto pelos professores que se mostram muito gentis e atenciosos”.

De acordo com Cristiane Athaide Garcia, integrante do grupo de teatro e estudante do 3º ano Do Tec. Em Adm integrado ao Ensino Médio no IFMT – Campus Alta Floresta estudante do 3° ano integrado ao curso técnico em Administração “foi uma experiência diferenciada da rotina e dos ensaios, que agregou positivamente uma reflexão do tema sobre todos os aspectos de estudo e relacionamento, desde se a nossa ação performática estava sendo compreendida pelo público a novos pontos de vista de interpretação. Em suma, a integração dos alunos do 9° ano foi produtiva para o processo criativo e de relacionamento”.

Até novembro de 2019, o projeto Arte no Campus pretende receber uma escola a cada mês para compartilhar as experiências em arte e cultura no IFMT – Alta Floresta.