Projeto de Formação Inicial e Continuada - FIC do Campus Cuiabá qualifica imigrantes haitianos e senegaleses em Língua Portuguesa

Publicado por: Campus Cuiabá / 6 de Setembro de 2018 às 09:36

Projeto de Formação Inicial e Continuada executado pelo Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva está qualificando gratuitamente 45 Senegaleses e Haitianos em Língua Portuguesa com o objetivo de contribuir com a inclusão social dos imigrantes e proporcionar melhor inserção no mercado de trabalho.

O projeto, de autoria da professora de Língua Portuguesa do Campus Cuiabá Marli Walker, começou em maio e conta com a colaboração da servidora Maristela Guimarães e do servidor da Rede Municipal de Ensino, Rafael Lira, que já ministrava o curso desde fevereiro numa casa alugada na praça da Mandioca. “Nós unimos forças e trouxemos o Projeto para o Campus Cuiabá que possui uma infraestrutura melhor o que garante mais qualidade nas aulas”, explicou Rafael.

Segundo o aluno James Filipe que veio do Haiti há dois anos, aprender corretamente o português é essencial para conseguir bons empregos. “Temos que falar certo o português para melhorar de emprego e vir estudar aqui na escola pra ter um curso profissionalizante”, ressaltou.

Veja abaixo o depoimento da aluna Rocki Thuist do Senegal

O curso ministrado na modalidade FIC – Formação Inicial e Continuada – tem como proposta pedagógica ensinar o português básico e prático para que os imigrantes possam utilizar no dia a dia. Além dessa proposta, o curso conta com material didático e aulas de leitura aos sábados. Ao final, os alunos receberão um certificado de 160 horas expedido pelo Campus.

Para a professora Marli Walker, que também executou o projeto no Campus Sinop, alem de melhorar a inclusão social, o curso dará aos estrangeiros condições de disputar melhores vagas no mercado de trabalho. “Este curso, com certificação de uma instituição respeitada, proporciona aos estrangeiros melhores condições de competir no mercado de trabalho e também de disputar uma vaga nos cursos técnicos e superiores aqui do Campus, que é um sonho dos alunos”, afirmou.

Fotos: Edur França

Jones Martinho / IFMT - Campus Cuiabá