Projeto de Ocupação Poética do Campus Cuiabá – Bela Vista lança livro “Poemdemia”

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 19 de Fevereiro de 2021 às 16:06

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista terão a experiência de ver sua obra publicada pela primeira vez. Trata-se do livro “Poemdemia”, publicado pela editora Carlini & Caniato, que será lançado na próxima quarta-feira, dia 24 de fevereiro, às 19h em live na FanPage oficial do Campus Cuiabá – Bela Vista, no Facebook (https://www.facebook.com/ifmtblv).

O livro é fruto do projeto de extensão “Ocupação Poética”, coordenado pela professora de língua portuguesa e literatura, Andrezza Moraes. O Projeto é realizado desde 2018 no Campus. “Somos poetas. Cantamos a liberdade porque trazemos um mundo novo em nossos corações. O projeto é fruto do anseio de mostrar o trabalho de cada estudante em processo de construção poética realizado no âmbito do Campus. Em 2020, tivemos a felicidade de sermos contemplados com recursos do Edital de Extensão 017/2020 da Reitoria”, destacou.

A Ocupação Poética, de acordo com a professora, tinha como exercício principal a ocupação de espaços públicos para a publicização dessas obras do grupo com a intenção de levar poesia e arte para estes locais. Mesmo com a pandemia e a impossibilidade de reunião presencial, o grupo não parou e encontrou, na forma de livro, novas maneiras de ocupar estes espaços. “Como resultado, conseguimos parcerias importantes para a publicação do livro”, ressaltou Andreza.

Com 94 páginas, o livro “Poemdemia” é organizado, além de Andreza Moraes, pelos servidores Jonh Kenedy Barbosa Maciel, Maria Helena Moreira Dias Serra, Paulo Cesar Pimentel, e Rodolfo Carli de Almeida. A publicação também contou com o apoio de diversos outros parceiros.

A obra conta com criações, entre estudantes e servidores, de Ana Karolina Lima de Arruda, Andrio Ricardo, Bruna Domingas Corrêa, Felipe Silveira, Juliana Duarte Lacerda, Lara Máximo, Maria Helena Moreira Dias Serra, Maria Luiza Pimentel Oliveira, Matheus Guilherme Antunes Soares dos Santos, Nicole Santos Litimann, Rodolfo Carli de Almeida e Thaynara Andrade.

Para o coordenador de Extensão do Campus Cuiabá – Bela Vista, Sandro Silva, a publicação representa um momento importante para os estudantes. “Temos o comprometimento de incentivar a arte-educação como forma de libertação e resistência do nosso alunado. O ‘Poemdemia’ é fruto deste processo, como combustível para que estes estudantes alcem voos maiores”.

O diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Deiver Teixeira, parabenizou todos os estudantes e servidores envolvidos no processo e destacou a importância do ensino de forma integral. “Precisamos reforçar nossas ações de ensino, pesquisa e extensão para além da formação técnica e tecnológica, procurando estimular nos nossos estudantes o desenvolvimento do senso crítico por meio da arte”.

O livro “Poemdemia” pode ser conferido na íntegra, gratuitamente, no site da Editora Carlini & Caniato, no endereço www.carliniecaniato.com.br. Clique aqui para baixar o livro.