Projeto do Campus Tangará da Serra conquista terceira colocação no Desafio de Ideias do CONNEPI

Publicado por: Reitoria / 15 de Dezembro de 2016 às 15:21

O projeto Tour Virtual 360 graus, coordenado pelo professor de Informática Pedro Clarindo da Silva Neto e pelos discentes Caroline Gomes Candeias e Walmer Carvalho Filho, do Campus Avançado de Tangará da Serra, conquistou a terceira colocação no Desafio de Ideias do CONNEPI (Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação), realizado de 6 a 9 de dezembro, promovido pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

O Desafio de Ideias foi um dos eventos-satélite do CONNEPI, e é voltado para o estímulo ao empreendedorismo e a prospecção de ideias inovadoras no âmbito dos Institutos Federais. Foram três dias de atividades onde grupos formados por alunos e professores dos Institutos Federais participam de palestras e outras dinâmicas com o objetivo de incentivar a concepção de seus projetos acadêmicos voltados para a inovação e a geração de negócios de base tecnológica.

O evento contou com 3 etapas, sendo as duas primeiras online. Na primeira etapa foram selecionadas 40 ideias; na segunda, somente 15 de todo o Brasil. Essas 15 ideias participaram presencialmente do evento, onde receberam mentoria de profissionais da área de administração, empreendedorismo, tecnologias, dentre outras. Durante o evento, as equipes precisaram melhor suas ideias, de forma que a mesma se mostrasse inovadora e economicamente viável.

Segundo o professor Pedro Clarindo Neto da Silva "o resultado foi muito positivo tendo em vista que a ideia tinha pouco tempo, cerca de dois meses e, em comparação com as demais ideias da competição, era a mais nova, uma vez que as outras equipes já eram empresas incubadas, tinham aporte de fundações de apoio, CAPES e outras agências de fomento", afirmou.

Para a aluna Caroline, "participar do Connepi 2016 foi uma experiência incrível, com muitos aprendizados, momentos difíceis de tensão, mas a partir da colaboração em equipe foi possível passar por todos esses momentos da melhor forma", disse. Já para o aluno Walmer, "participar do Connepi foi um desenvolvimento intelectual desde o início; partindo do aprendizado até experiência de vida, com palestras e atividades surpresas", destacou o estudante.

Ascom, com informações do prof. Pedro Clarindo