início do conteúdo

Projeto Ecolog desenvolve ações de sustentabilidade em parceria com ASSCAVAG

Publicado por: Campus Várzea Grande / 9 de Julho de 2019 às 17:16

O principal resultado alcançado nestas ações foi a vinculação do aprendizado que os estudantes passam a ter com o curso de Logística junto das atividades da ASSCAVAG, podendo, assim, contribuir com a coleta seletiva em Várzea Grande e, ao mesmo tempo, com os trabalhadores da Associação - JOÃO VITOR GOBIS

Durante o primeiro semestre de 2019, estudantes do 6º semestre do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizaram ações do EcoLog, coordenados pelo professor João Vitor Gobis Verges. De uma turma de quase 30 estudantes, foram formados 5 grupos que, a partir dos projetos idealizados pelos mesmos em 2018/02, colocaram em prática ações em parceria com a ASSCAVAG, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

O EcoLog, criado em 2016 e coordenado, inicialmente, pela professora Saiani Zarista, com atividades de educação ambiental dentro do próprio campus, tem como objetivo elaborar um projeto de gestão dos resíduos sólidos, visando atender a comunidade várzea-grandense com ações para a destinação de resíduos e aquisição de fonte de renda com o mesmo. (LEIA MAIS: Projeto EcoLog lança Coleta Seletiva no campus Várzea Grande)

Segundo o professor João Vitor, "no ano de 2018, estabeleceu-se uma parceria com a Associação de Catadores de Várzea Grande - ASSCAVAG para a construção de diferentes projetos pelos estudantes do 5º semestre, versando sobre a gestão profissional de redes sociais, elaboração de site/aplicativo informático e inserções na comunidade pela educação ambiental". "Todo o processo foi acompanhado pelos representantes da ASSCAVAG, fomentando a participação conjunta para que, em sua segunda etapa, realizada em 2019/01, os estudantes aplicassem na associação as propostas, procurando potencializar o trabalho de coleta e reciclagem de resíduos", explicou o coordenador do EcoLog desde 2018.

O estudante Guilherme Silva explicou que seu grupo tinha como objetivo criar um aplicativo que envolvesse a ASSCAVAG diretamente com as pessoas e, com isso, passar informações tanto sobre a Associação quanto sobre como fazer a reciclagem. "Foi uma experiência imensurável, porque é possível notar a resistência dos colaboradores e a necessidade da existência da ASSCAVAG".

"A associação, mais do que um serviço social, atua com vidas que são marginalizadas pela sociedade, enraizada de ignorância. Em dois meses foram obtidos mais de 262 seguidores e, a cada dia, são conquistados mais e mais. Outros usuários reconheceram o trabalho da associação e, principalmente, o papel social que a ASSCAVAG possui na vida dos trabalhadores. Isto foi muito importante para ambos os grupos, mostrando o quão importante é a ASSCAVAG, tão pequena, porém, tenta melhorar tanto o mundo, como os catadores que viviam dos regidos do lixão. E é com essas pequenas atitudes que o mundo melhorará, então precisamos de toda a ajuda possível", afirmou Guilherme.

Para Isabele Matos, que participou do 'Projeto educação ambiental nas escolas', "o EcoLog nos fez pensar em como mudar a situação ambiental em que nos encontramos atualmente". "O nosso grupo desenvolveu uma ideia voltada para as crianças, para que assim, desde pequenos, possam crescer conscientizadas das consequências de maus hábitos. O projeto se baseia em uma dinâmica que auxilia e, principalmente, ensina as crianças a separarem os lixos. Explicamos as cores e o que cada cor armazena. As consequências foram explicadas de forma clara, para que não houvesse desentendimentos", contou a estudante.

"No final, separávamos a turma em dois grupos e, através de uma brincadeira, eles competiam entre si e o grupo que separasse o lixo corretamente ganharia um prêmio. Concluímos que, de forma divertida e simples, explicaríamos todo o processo da coleta seletiva e os benefícios da mesma", detalhou Isabele.

Um dos grupos tinha o objetivo de, a partir dos conhecimentos em logística, prestar consultoria à associação na criação de um website para a divulgação das suas atividades, buscando novos parceiros para expandir o pensamento sustentável e, além de conscientizar, sensibilizar a população em geral. Conheça o site AQUI.

Segundo Bianca Héllen da Cunha Almeida, "o grupo do Site discorre que, trabalhar em parceria com a ASSCAVAG, visando ajudá-los a ter eficiência maior na divulgação do seu trabalho, foi uma experiência sensacional e bastante produtiva, visto que, aplicamos alguns conhecimentos que adquirimos". Apesar disso, o grupo acredita que seria necessário um estágio voltado à assuntos relacionados a logística "para que possamos aplicar, na prática, tudo que aprendemos no curso". "No mais, o grupo conclui que ajudar a ASSCAVAG foi um prazer enorme", afirmou a estudante.

O último grupo, e não menos importante, colocou em prática as ações do projeto 'Intervenção Urbana em relação à linha 951 e pontos de ônibus', confeccionando recipientes de coleta seletiva a partir da reciclagem de pneus e implantando-os em frente ao campus Várzea Grande.

Para Poliana Vitória Souza Curvo, "nós do grupo da intervenção urbana nos sentimos lisonjeados por ter tido a oportunidade de participar do EcoLog, onde pudemos ter mais contato com a ASSCAVAG e, também, presenciar uma experiência como grupo de assessoria, assim adquirindo vasto conhecimento sobre a coleta seletiva e, consequentemente, com o nosso projeto, que era facilitar e intervir de forma impactante para que as pessoas possam praticar a coleta seletiva e entender o quão é importante colaborarmos para o meio ambiente".

"Podemos chegar à conclusão, também, que na comunidade em volta do IF, onde aplicamos o nosso projeto em ação, muitas pessoas praticaram da forma correta [...], ou seja, o que muitas vezes está faltando é a conscientização, muitas pessoas acabam não fazendo certo por falta de conhecimento e esse projeto nos ajudou a fazer um bem para o meio ambiente e para as outras pessoas", concluiu Poliana.

  

 

Para finalizar, um dos grupos pensou, inicialmente, em criar sacolas plásticas das cores dos recipientes e com adesivos informando cada reciclável, porém, a confecção ficou muito cara e resolveram idealizar outro projeto. "Neste outro projeto eles fizeram um esboço de um ponto de ônibus sustentável, que a próxima turma do 6º semestre vai tentar fazer a prática", explicou Guilherme.

Texto e foto da capa: Cristiane Fronza/ASCOM IFMT Várzea Grande

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT