Projeto inovador de alunos do IFMT Rondonópolis recebe R$ 2 mil para ser desenvolvido

Publicado por: Campus Rondonópolis / 16 de Setembro de 2019 às 15:55

Acadêmicos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis receberam um prêmio de R$ 2 mil reais do Programa Acelerador de Projetos Inovadores de Rondonópolis (Papiro). O projeto de inovação apresentado pelos acadêmicos, nomeado ‘Roça Online’ ficou entre 10 melhores, em um universo de 130 projetos submetidos. E o objetivo é ligar pequenos produtores rurais a consumidores através de um aplicativo.

De acordo com o idealizador do projeto de impacto social, Samir Augusto de Oliveira, o aplicativo seria uma vitrine para os pequenos produtores, que melhorariam sua comunicação e interação entre a população urbana e agricultura familiar, retirando assim o papel do intermediador que muitas vezes torna o produto mais caro para o consumidor.

O acadêmico ainda destacou que ter ficado entre os 10 primeiros colocados foi um resultado construído ao longo dos três anos que esteve no IFMT, o que o deixou preparado para apresentar o projeto no programa da Prefeitura de Rondonópolis.

“A experiência que tive com o Papiro foi tranquila, por estar concluindo o curso estava preparado para apresentar o projeto [...]. Eu tinha em mente que seria uma ideia legal que poderia ser contemplada. Foram 130 projetos inscritos, 40 foram contemplados e o meu projeto ficou entre os 10. Concorremos com toda a sociedade, então pela formação que tivemos no IFMT, ficamos esperando só a posição, pois sabíamos que conseguiríamos”, disse Samir.

Além de Samir, fazem parte também do projeto que começará a ser desenvolvido ao longo dos próximos meses, com previsão de entrega para maio de 2020, Lucas Alves Barbosa (analista), Thais Cristina de Almeida Souza (programadora) e Fabio Henrique da Cruz Guimaraes (programador). Todos os integrantes citados acima, são estudantes do 5º semestre de TADS.