início do conteúdo

Projetos aprovados contemplam de mulheres quilombolas a trans, domésticas, deficientes e reeducandas

Publicado por: Reitoria / 18 de Abril de 2019 às 16:24

A Ativa incubadora de empresas do IFMT divulgou nesta quinta-feira, (18), o resultado final da seleção de projetos para 2019 do Programa de Extensão Teresa de Benguela – Edital 26/2019. Foram aprovados nove projetos de Formação Inicial e Continuada (FIC), a serem executados em oito campi do IFMT: Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, Juína, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Cáceres - Olegário Baldo, este último com dois projetos aprovados.

Na avaliação da gerente executiva da incubadora, Léa Paula de Morais, os editais e projetos do Programa Teresa de Benguela vem se aprimorando cada vez mais desde o lançamento, em 2017. Este ano, por exemplo, todos serão executados como FIC e trazem, em sua estrutura, maior complexidade nas atividades com as mulheres público-alvo.

“Os projetos de 2019 serão desenvolvidos com públicos mais do que especiais: reeducandas do sistema prisional, pequenas produtoras rurais, quilombolas de Poconé, profissionais domésticas, mulheres trans e com deficiência auditiva e visual. As propostas são ousadas e receberão total apoio para garantir êxito na execução”, detalhou Léa.

Serão realizados de curso de defesa pessoal com foco na geração de renda, passando por produções artísticas rentáveis, até o desenvolvimento de aplicativo de celular com consequente registro de software.

A área de alimentos se destaca como foco de quatro projetos, um dos quais possibilitará às mulheres se tornarem cervejeiras artesanais, conquistando espaço em um mercado crescente nos dias atuais, porém predominantemente masculino até o momento.

Confira a lista dos projetos aprovados no link https://proex.ifmt.edu.br/media/filer_public/42/96/42963f43-acf6-4664-8abc-6eadb2e9af6c/resultado_final_suap.pdf ou acesse o SUAP.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT