início do conteúdo

Projetos do Campus Tangará da Serra são finalistas na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Publicado por: Reitoria / 20 de Maio de 2021 às 17:32

Alunos recém-formados no curso técnico integrado ao ensino médio em Manutenção e Suporte em Informática, do Campus Avançado Tangará da Serra, foram selecionados como finalistas da 2° edição da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), evento nacional, totalmente virtual e direcionado aos alunos do ensino médio/técnico.

Na edição 2021 da FBJC foram submetidos aproximadamente 2000 projetos e 219 foram selecionados como finalistas nas diferentes áreas do conhecimento. O Campus Avançado Tangará da Serra teve dois projetos selecionados como finalistas.

O primeiro, intitulado “IFAutomation: Automação Residencial utilizando Arduino e Android”, foi desenvolvido pela aluna Celice Alessandra Melato Argenta e concorre na área de Engenharia Elétrica, na categoria produto de inovação ou protótipo.

O segundo projeto, “Inteligência Artificial baseada nos Sistemas Imunológicos Aplicada ao Diagnóstico de Câncer de Mama”, desenvolvido pelos alunos Luiz Francisco Granville Gonçalves e Gustavo da Silva Maciel concorre na área de Ciência da Computação, na categoria método de investigação científica.

A FBJC - A feira tem como objetivos divulgar eventos científicos para estudantes e os projetos para o público geral, lapidar os projetos científicos, auxiliando os jovens por meio de feedbacks, conectar jovens cientistas entre si, com instituições e pesquisadores e valorizar jovens cientistas e seus projetos científicos inovadores e de impacto.

Os projetos finalistas concorrem a premiações que vão desde medalhas e prêmios em dinheiro, até credenciais em eventos nacionais e internacionais, prêmios de destaque, votação popular e prêmios de apoiadores.

Este ano a feira ocorrerá entre os dias 23 e 27 de junho. Haverá palestras, wokshops, maratona de inovação e a apresentação dos projetos finalistas.

Mais sobre os projetos - IFAutomation foi desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Fernando Parra dos Anjos Lima (docente do IFMT) e coorientação da Profa. Dr. Simone Silva Frutuoso de Souza (docente da UNEMAT Campus Tangará da Serra). Este projeto foi desenvolvido a partir de um edital de pesquisa interno de livre iniciativa e os resultados foram submetidos a FBJC.

Os objetivos foram desenvolver, construir e testar um protótipo para automação residencial usando Androide e Arduino. Na montagem do protótipo, foram utilizados materiais de baixo custo e foi criado um aplicativo bem simples e de fácil utilização.

As funcionalidades implementadas foram: ligar e desligar luzes, abertura e fechamento do portão, medição de temperatura e umidade relativa do ambiente.  A principal contribuição com a proposta deste projeto é o desenvolvimento de um ambiente controlado de análise e simulação em pequena escala de um sistema de automação residencial.

O projeto “Inteligência Artificial baseada nos Sistemas Imunológicos Aplicada ao Diagnóstico de Câncer de Mama” contou com a orientação do Prof. Dr. Fernando Parra dos Anjos Lima (docente do IFMT) e coorientação da Profa. Dr. Simone Silva Frutuoso de Souza (docente da UNEMAT Campus Tangará da Serra).

Foi desenvolvido a partir do edital de pesquisa n° 50/2019 da PROPES-IFMT com bolsas de iniciação científica Júnior (ensino médio) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso) e os resultados foram submetidos a FBJC.

Os objetivos foram desenvolver um algoritmo de inteligência artificial baseado nos sistemas imunológicos artificiais para o diagnóstico de amostras de câncer de mama. A partir das amostras de lesões cancerígenas, aplica-se o algoritmo de seleção negativa (ASN) para diferenciar as amostras entre próprias (benignos) e não-próprias (onde há evidência de malignidade).

Vídeos - Como parte dos materiais de avaliação da FBJC, foram produzidos vídeos de divulgação dos projetos e vídeos para a avaliação pela comissão científica, além dos artigos científicos descrevendo os projetos, que serão publicados nos anais da Feira. Os vídeos também concorrem a prêmios de melhor edição, melhor animação e melhor apresentação.

Projeto IFAutomation:

Vídeo de Divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=VjgppES2oNk

Vídeo de Avaliação: https://www.youtube.com/watch?v=dO8L350ICUg

Projeto Câncer de Mama:

Vídeo de Divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=u8ZFQsp8sHM

Vídeo de Avaliação: https://www.youtube.com/watch?v=4eHe0GCKJAI

Site Feira: https://fbjc.com.br/

 

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT