PROPES realiza 3º Fórum de Pesquisa

Publicado por: Reitoria / 1 de Março de 2018 às 15:30

Com o tema “Perspectivas e novos desafios”, será realizado, nos dias 8 e 9 de março, o 3º Fórum de Pesquisa do IFMT. O evento é uma programação do Fórum de Pesquisa e Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) e contará com a presença dos coordenadores de pesquisa e pós-graduação dos 19 campi do instituto.

“O objetivo é alinhar com esses coordenadores as ações para a execução do plano de trabalho, de forma que possamos evitar dispersões e unificar a nossa atuação, fomentando os grupos de pesquisas em cada campus. Fortalecendo esses grupos apostamos no surgimento de mestrados e doutorados futuros”, afirma o diretor de pós-graduação da Propes, Rafael Lira.

Na programação serão abordados assuntos como os planejamentos de pesquisa e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); a apresentação da forma de trabalho do Comitê de Ética e as experiências dos dois programas de pós-graduação stricto sensu do IFMT, os mestrados em Ensino e em Ciência e Tecnologia de Alimentos, entre outros.

Também está prevista uma palestra, aberta a toda a comunidade acadêmica, no dia 8, às 16 horas, no Campus Bela Vista. A palestra magna, “Desafios da Pesquisa e Pós-Graduação” será proferida pela docente do IFRJ, Giselle Rôças, doutora em ecologia pela UFRJ e com atuação na área de formação de professores de ciências. Essa conferência dará início ao ano letivo para os dois cursos de pós-graduação.

“Giselle Rôças é a primeira professora pertencente ao quadro de um instituto federal (IF) cotada para integrar o comitê da Capes, que hoje, é composto apenas por professores de universidades. Essa representação é um anseio dos IFs do país desde 2008. É uma satisfação tê-la aqui conosco, compartilhando sua experiência e revelando os desafios de fazer pesquisa e pós-graduação na rede federal. Será um momento enriquecedor”, aposta Lira.

Além da professora Rôças irão compor a mesa, o reitor prof. Me. Willian Silva de Paula, os dois diretores-gerais dos campi que sediam os programas, prof. Me. Cristovam Albano da Silva Junior (Campus Cuiabá) e prof. Dr. Deiver Alessandro Teixeira (Campus Bela Vista), além do prof. Dr. Wander Miguel de Barros pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT.

Treinamento – Para capacitar os coordenadores de pesquisa e pós-graudação dos campi, será feito um treinamento sobre o SUAP-Módulo Pesquisa durante todo o dia 9, com o instrutor do IFRN, Rafael Hernandez dos Passos. Este ano todos os trâmites dos projetos de pesquisa passam a ser executados através desse sistema.

Marcadores: propes_1 ifmt_1