Publicado edital para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional

Publicado por: Reitoria / 26 de Janeiro de 2018 às 10:25

A Coordenação Acadêmica Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), divulgou nesta quinta-feira (25/01), o edital para o Exame Nacional de Acesso (ENA) nº 001/2018. Acesse em anexo o edital ou acesse o link - https://profept.ifes.edu.br/selecao/edital2018-001

A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições, no período de 15 de fevereiro a 04 de março de 2018, no endereço eletrônico – https://profept.ifes.edu.br. A taxa de inscrição será no valor de R$ 70,00 (setenta reais).

O período de solicitação de isenção ocorre de 15 a 21 de fevereiro de 2018. Para concorrer às vagas de isenção, o candidato deve possuir as seguintes condições: estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007 e ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

O Exame Nacional de Acesso (ENA) ocorrerá no dia 15 de abril de 2018, às 14 horas (horário de Brasilia), com duração máxima de 4 horas. As provas serão de caráter eliminatório e classificatório (prova objetiva e discursiva).

Para o Mato Grosso foram ofertadas 24 vagas, sendo 12 para servidores, 11 ampla concorrência e 1 para PcD*, negros(as), pretos(as), pardos(as),quilombolas e indígenas.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 04 de junho de 2018. As matrículas estão previstas para ocorrer nos meses de junho, julho e agosto de 2018. As aulas estão previstas para iniciar no mês de agosto de 2018. Os resultados do Exame Nacional de Acesso terão validade apenas para ingresso no período letivo 2018.

Sobre o ProfEPT

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

O ProfEPT é ofertado na modalidade semipresencial, ministrado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II. É coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.

Os Institutos Federais e Colégio Pedro II que integram a Rede Nacional do ProfEPT são denominados de Instituições Associadas (IAs) e são responsáveis, através de suas Coordenações Acadêmicas Locais, por toda a gestão local do ProfEPT, conforme seu regulamento.

O ProfEPT oferecerá 820 vagas, distribuídas conforme o  Anexo 2 do edital, reservadas 50% das vagas de cada IA para servidores pertencentes ao quadro permanente das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso os(as) portadores(as) de diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação. Nas vagas reservadas para servidores podem concorrer: técnico(a)- administrativos(as) e docentes, pertencentes ao quadro permanente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.

As aulas em Mato Grosso ocorrerão no IFMT - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, quinzenalmente, nas quintas-feiras (manhã e tarde) e sextas-feiras (manhã, tarde e noite). O coordenador local do ProfEPT é o professor doutor, Vanderley Severino dos Santos e o e-mail para contato: profept@cba.ifmt.edu.br