Reitor apresenta ao CODIR prestação de contas do 1º ano de gestão

Publicado por: Reitoria / 20 de Abril de 2018 às 17:18

Encerrando a 4ª reunião ordinária de 2018 do Colégio de Dirigentes do IFMT, na quinta-feira 19, o reitor Willian Silva de Paula apresentou aos diretores-gerais um balanço do primeiro ano de sua gestão à frente do instituto.

O reitor aproveitou para agradecer o envolvimento e o trabalho de todos na construção de uma educação pública de qualidade. “Foi um período de aprendizado e colaboração. O que percebo é uma Rede cada vez mais sólida e parceira. Os campi tem aprendido a trabalhar em Rede, junto com a Reitoria, com a comunidade e isso contribui para o fortalecimento dessa marca no estado de Mato Grosso. A nossa luta é para que cada vez mais sejamos reconhecidos como uma instituição que promove um ensino profissional e tecnológico de qualidade”, ressaltou.

A importância das parcerias também foi destacada. “Estreitar laços com outras instituições, públicas e privadas, nos fortalece diante do cenário atual para continuar a buscar o crescimento da instituição nos próximos anos em que estarei à frente do instituto. A equipe amadurece, soma e busca trabalhar com mais projeção, interna e externa, dentro das possibilidades atuais existentes. Com diálogo e atuação em rede os trabalhos fluem e dão resultados mais positivos”, salientou.

Os pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão apresentaram um breve resumo das principais ações desenvolvidas nos últimos 12 meses. A consolidação do planejamento para que a pró-reitoria de Ensino seja a representação dos campi, participando efetivamente das propostas de inovação de ensino, o ajuste dos documentos institucionais e a criação e normatização de políticas por meio de regulamentos foram apontados pelo pró-reitor Carlos Câmara como ‘ganhos institucionais significativos’.

“Temos, hoje, políticas definidas de mobilidade e assistência estudantil, a política que tende a se efetivar de permanência e êxito, o nome social, que tem dado um retorno positivo à sociedade e ao grupo de profissionais que precisam dessa afirmação, além do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão” enumerou Câmara.

Na área de Pesquisa e Inovação o pró-reitor Wander Miguel Barros comemorou os números de aprovações nos editais da Coordenação de Aproveitamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Nos anos de 2017/2018, foram financiadas 464 bolsas de fomento à pesquisa.

“Outros destaques são os recém-aprovados programas de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, em Ensino e em Inovação Tecnológica e também a política de afastamento para os servidores, que vem contribuindo para a qualificação de mão-de-obra e o desenvolvimento do estado, por meio dos mestrados e doutorados interinstitucionais”, lembrou o pró-reitor.

Apesar da redução orçamentária de 2017 para 2018 dos recursos para a extensão, o pró-reitor Marcus Taques mencionou a busca por recursos externos que contribuíram para a aproximação com o setor produtivo, para o desenvolvimento de ações de fortalecimento do empreendedorismo, com a retomada da Ativa Incubadora, o I Fórum de Extensão e o programa Teresa de Benguela, e a ampliação do número de bolsas para extensão.

Como desdobramentos dos seminários “Conexão com o Mundo do Trabalho, foram aprovados 11 projetos de extensão tecnológica que serão custeados pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA). A implementação da política de egressos também foi citada. “Estamos trabalhando para, até o final do ano, concluirmos o primeiro relatório de egressos. Nosso desafio é levar o instituto para a comunidade e envolvê-la nas ações que realizaremos nos próximos anos,” encerrou.

CODIR - Além da prestação de contas, outros assuntos discutidos durante a reunião, que ocorreu nos dias 18 e 19, no auditório da Reitoria, foram: a publicação do Regulamento Eleitoral para a composição da nova Comissão Própria de Avalização (CPA); a operacionalização dos editais de pesquisa pelo módulo SUAP; a proposta de Regulamento da Política de Capacitação do instituto (RPC); o papel e o compromisso da Corregedoria e da Ouvidoria.

Marcadores: ifmt_1 codir_1