Reitor do IFMT foi um dos painelistas do tema “Educação Profissional e Tecnológica e a relação de Genero”, em reunião no mês de agosto, com Países de Língua Portuguesa

Publicado por: Reitoria / 13 de Setembro de 2017 às 12:14

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor Willian Silva de Paula, foi um dos painelistas com o tema “Educação Profissional e Tecnológica e a relação de Gênero” na reunião técnica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Desafios no Ensino Profissional e Agenda de Cooperação Técnica, que ocorreu no período de 30 de agosto a 01 de setembro de 2017, na sede do Ministério da Educação, em Brasília. A fala do reitor do IFMT ocorreu no dia 31 de agosto, no painel 4. Ele representou o Conselho Nacional das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O evento foi organizado pela Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec) e pela Assessoria Internacional do MEC, em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O objetivo do encontro foi criar uma carta de recomendações para os ministros da Educação dos países membros da comissão com estratégias que promovam o ensino técnico e profissionalizante.

Dentro os eixos discutidos na reunião técnica estão o empreendedorismo, as tecnologias e a promoção da inclusão social na educação profissional, científica e tecnológica e a relação de gênero. O presidente do Conselho dos Institutos Federais de Educação (Conif), Francisco Roberto Brandão, destacou a importância de contribuir com as experiências brasileiras e também conhecer a experiência dos países participantes.

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, salientou que participar desse encontro com os países falantes de língua portuguesa abordando a relação dessa educação profissional com a questão de gênero, foi de muita importância porque pode falar da rede que compõe os institutos federais, mas também do que a gente desenvolve no estado de Mato Grosso, como uma exemplificação também do que os demais IFs também já trabalham.

Ele explicou que num primeiro momento em sua fala, abordou a questão de gênero e os papeis sociais rígidos que precisam ser quebrados e trabalhados no dia a dia das instituições, cuidar para que as aulas e cursos não reforcem os estereótipos de gênero, e o empoderamento da mulher, enquanto profissional, aluna de cursos de tecnologia, técnicos ou  das engenharias que os Institutos Federais promovem.

O reitor contou que como painelista, apresentou a comunidade CPLP os projetos que são desenvolvidos dentro dos IFs que discutem a questão de gênero, como o projeto “Vamos falar de gênero” que o IFMT desenvolveu junto com a UFMT, e o desencadeamento dele nos campi, do projeto Teresa de Benguela, do Projeto da Proen que possui um dialogo com os remanescentes de Quilombo no município de Poconé, as meninas de Digitais do Campus Tangará da Serra, entre outros.

“Foram abordadas várias ações, apresentando que essa questão que está bem discutida dentro dos IFs. Foram lembrados os programas desenvolvidos pelo IF Santa Catarina, IF Alagoas com a relação das mulheres trans. Tenho como saldo da participação desse evento uma perspectiva de que realmente começaremos a trabalhar cada vez mais em rede e com esses países falantes da língua portuguesa, onde o papel da mulher tem também um dialogo com a mulher brasileira. Esses países passam por essas discussões e questões de gênero, da participação da mulher em cursos técnicos, em cursos de educação profissional. Então, se é uma coisa comum para todos nós, porque não dialogarmos mais próximos, para desenvolvermos politicas que realmente fortaleçam a mulher, a questão da diversidade dentro das nossas instituições?”, questionou o reitor do IFMT.

História – A CPLP foi criada em 1996, em Portugal. Fazem parte Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Com países situados em quatro continentes – África, Europa, Ásia e América – tem o intuito de promover o desenvolvimento econômico e social dos seus povos e a difusão língua portuguesa.

O próximo passo será a realização da 10ª Reunião de Ministros da Educação da CPLP em março de 2018, também em Brasília, que coloca em operação o eixo 2 do Plano de Ação de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP (2016-2020).