Reitor do IFMT participa de aula inaugural de curso sobre uso de Tecnologias em Sala Virtual

Publicado por: Reitoria / 12 de Agosto de 2020 às 15:49

O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula participou, na noite desta terça-feira (11), da aula inaugural do curso “Integrando Tecnologias à Sala de Aula Virtual do IFMT", realizado de maneira on-line por meio de uma parceria entre o Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada dos EUA em Brasília e a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI).

“Quero ressaltar a importância dessa parceria que vem fortalecer o ensino da Língua Inglesa e o trabalho dos embaixadores que estão auxiliando nos campi e outros servidores que somam conosco nessa iniciativa. É uma ferramenta que vai nos ajudar, enquanto instituição, a trabalhar com tecnologias para nos adaptar a esse meio que a pandemia tem nos forçado a desbravar e utilizar, que é o trabalho remoto na educação profissional e tecnológica, sem perder a qualidade,” afirmou o reitor.

A duração do curso será de 20 semanas, englobando encontros semanais online de uma hora e meia, além de mais uma hora de dedicação às atividades pelo Google Classroom.

“É uma experiência fantástica para os servidores da instituição o fato de poder ter aulas de inglês em inglês e gratuitamente. É um ganho institucional a aproximação com o RELO Brazil. Estamos criando pontes para que novos projetos possam acontecer futuramente na área internacional do IFMT,” avaliou o diretor da DSRI, João Felipe Assis de Freitas.

A capacitação abordará a transição das aulas presenciais para o mundo virtual, demonstrando meios de adaptação em termos de metodologia e gerenciamento das ferramentas disponíveis para o ensino da Língua Inglesa. Contará também com componentes sobre a cultura norte-americana, bem como, habilidades e táticas para uma melhor comunicação na língua.

Já na primeira aula, além da reflexão em grupo sobre o ensino virtual, a professora Judith Otterburn-Martinez apresentou uma ferramenta gratuita de perguntas e respostas bastante apreciada pelos alunos no ensino on-line: o Kahoot.

“Estou bastante motivada com a oportunidade de trabalhar com os profissionais do IFMT, professores de idiomas, de outras disciplinas e embaixadores. Espero que alcancemos um ótimo relacionamento. O IFMT e nosso escritório tem muito a ganhar com essa colaboração. Desejo que todos sejam capazes de utilizar múltiplas estratégias e ferramentas tecnológicas para melhorar o ensino ofertado. É um momento delicado, no qual muitos estudantes e professores estão batalhando para continuar essa jornada virtualmente. Penso que todos podemos aprender e nos tornar mais seguros para ensinar e ajudar os alunos durante este momento,” afirmou Judith.

As aulas serão realizadas totalmente em língua inglesa e ao final será emitido um certificado com carga horária de 50 horas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pelo RELO Brazil.